BOLSONARO PARTICIPA DE LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DA GNA II E DE ASSINATURA DE CONTRATO PARA CONSTRUÇÃO DE FERROVIA - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

12/02/2022

BOLSONARO PARTICIPA DE LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DA GNA II E DE ASSINATURA DE CONTRATO PARA CONSTRUÇÃO DE FERROVIA

Encontro aconteceu nesta tarde, no Porto do Açu e reuniu diversas autoridades

 



Em solenidade que contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, foi assinado na tarde desta segunda-feira (31), o contrato de adesão para a construção da tão sonhada ferrovia EF-118, que ligará os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, passando pelo Porto do Açu, no município de São João da Barra. A assinatura do documento aconteceu durante a solenidade de lançamento da pedra fundamental da Usina Termelétrica Gás Natural Açu II (GNA II), no Porto de Açu.

 

Antes de falar sobre a termelétrica, Bolsonaro citou algumas ações de seu governo e disse que o Brasil é uma grande nação. "Agradeço à empresa aqui hoje envolvida neste grande projeto que, somado com o anterior, nos fará realmente uma potência, a maior na geração de energia e gás de toda a América do Sul", destacou Bolsonaro.

 

Também fizeram parte da comitiva, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas; o de Minas e Energia, Bento Albuquerque; o da Cidadania, João Roma; o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira; o governador do Estado do Rio, Claudio Castro, além de senadores, deputados, secretários, a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, vereadores dos dois municípios, entre outras autoridades civis e militares.

 

Segundo o ministro da Infraestrutura, o governo federal está investindo R$ 240 bilhões em ferrovias por todo o Brasil e já realizou 125 leilões de concessão. "Acabamos de assinar o primeiro contrato de adesão ferroviária do Estado do Rio de Janeiro, o primeiro do Programa Pro Trilhos aqui no Estado", disse Tarcísio, ressaltando que o governo já está projetando também a duplicação da BR-356 de Campos para SJB.

 

EF 118 - Bastante aguardada, a ferrovia litorânea EF-118 vai ajudar na lojística do transporte de cargas, além de reduzir o fluxo de caminhões pesados nas BRs 101 e 356. O empreendimento já vinha sendo pleiteado pelo município sanjoanense há algum tempo, tanto pela Prefeitura quanto pela Câmara. Em 2019, por exemplo, a prefeita Carla e os vereadores participaram de uma reunião no Ministério da Infraestrutura onde expuseram essa demanda. Segundo a prefeita, atualmente, 400 caminhões trafegam diariamente pela BR-356 em SJB - número que tende a aumentar seis vezes nos próximos 10 anos. "Essa ferrovia vai ajudar muito no desenvolvimento econômico aqui", disse Carla, lembrando que a duplicação da rodovia também é de suma importância.

 

O governador Claudio Castro ressaltou que a parceria entre o governo do Estado com o governo federal e com os municípios tem mudado positivamente o Rio de Janeiro. "Nosso governo tem buscado recuperar a importância do interior. Estamos juntos para construir um RJ e um Brasil melhor", disse.

 

- O Porto do Açu é um empreendimento que muito nos orgulha e que, com certeza, continuará crescendo muito. Para acompanhar esse crescimento, são necessários investimentos em infraestrutura e a ferrovia EF-118 será muito importante neste contexto, trazendo inúmeros benefícios para toda a região - destacou o presidente da Câmara de SJB, Elisio Rodrigues.

 

Porto - Segundo o CEO do Porto do Açu, José Firmo, o complexo possui hoje 10 terminais, que movimentaram, só no ano passado, 60 milhões de toneladas. A UTE II possui um investimento de mais de R$ 5 bilhões, com previsão de gerar 10 mil empregos. Juntas, a duas termelétricas formarão o maior parque de geração a gás natural da América Latina, gerando energia equivalente ao consumo residencial dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

 

FONTE:CMSJB

Nenhum comentário:

Postar um comentário