INSS: MULHERES VÃO PODER SE APOSENTAR POR IDADE MÍNIMA - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

13/02/2022

INSS: MULHERES VÃO PODER SE APOSENTAR POR IDADE MÍNIMA

 


As mulheres foram as mais impactadas com a Reforma da Previdência que entrou em vigor no dia 13 de novembro de 2019. Muitas regras ainda estão em processo de transição, como é o caso da aposentadoria por idade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

 

Por isso, as mulheres precisam ficar atentas em algumas mudanças que ocorreram após a reforma. Isso porque em alguns casos, mesmo estando perto de se aposentar, elas podem ter a concessão inviabilizadas. 


Regras para as mulheres se aposentarem por idade Atualmente para homens e mulheres se aposentarem  por idade, devem cumprir certos requisitos: (leia mais abaixo)

  

Esses requisitos valem para o ano de 2022

 

Homens

 

Eles terão que estar com 65 anos de idade. Ter contribuído por pelo menos 15 anos junto ao INSS (regra para quem já estava trabalhando antes da reforma), para quem começou a trabalhar após a reforma, precisará contribuir por 20 anos. 


Mulheres

 

Elas foram as mais atingidas com a Reforma da Previdência.

 

Em 2022, elas vão precisar estar com 61 anos e seis meses para poder se aposentar. Em 2023, precisarão estar com 62 anos para solicitar a concessão da aposentadoria. Para os dois casos, é necessário ter contribuído por pelo menos 15 anos junto ao INSS.

 

As condições para os homens se aposentarem

 

A aposentadoria por idade para os homens não teve alteração, permanecendo a regra já existente, ter a idade mínima de 65 anos. O que mudou para os homens foi o tempo de contribuição:

 

Para quem já contribuiu antes da reforma precisa ter um tempo de contribuição de 15 anos. Para quem ingressou no mercado de trabalho após a reforma, vai precisar contribuir por 20 anos para ter direito à aposentadoria.

  

Condições para as mulheres se aposentarem

 

Para as mulheres se aposentarem é necessário prestar atenção no quesito idade, em 2022 foi adicionado mais seis meses necessários para solicitar a aposentadoria por idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário