TEMPORAL EM PETRÓPOLIS – RJ CAUSA INUNDAÇÕES, ARRASTA CARROS, PROVOCA QUEDA DE BARREIRAS E MORTES - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

16/02/2022

TEMPORAL EM PETRÓPOLIS – RJ CAUSA INUNDAÇÕES, ARRASTA CARROS, PROVOCA QUEDA DE BARREIRAS E MORTES

 

Corpos começaram a ser recolhidos após baixa do nível do rio no Centro de Petrópolis.

 

Fortes chuvas em Petrópolis, Região Serrana do Rio, deixaram ao menos cinco mortes e também pessoas soterradas na tarde de terça-feira (15/02), após um deslizamento no Morro da Oficina, no bairro Alto da Serra. Diversos pontos da cidade ficaram inundados.

 

A força da correnteza arrastou carros e assustou pedestres e comerciantes. Também houve queda de barreiras.

 

Devido ao grande volume de água, a Defesa Civil passou a cidade para Estágio Operacional de Alerta e acionou o primeiro toque das sirenes do primeiro distrito, situadas nos bairros Alto da Serra, 24 de Maio , Vila Felipe, Campinho, Chácara Flora e Dr. Thouzet.

 

Nível das chuvas ultrapassou esperado para o mês inteiro

 

Foram registradas pela Defesa Civil 49 ocorrências de deslizamentos em diferentes bairros. Em seis horas, choveu mais que o esperado para o mês inteiro, e o índice de chuva chegou a 259 milímetros.

 

O rio transbordou no Centro, e a velocidade com que a água subiu pegou motoristas de surpresa, que não tiveram tempo de escapar da inundação. Uma das imagens que circulam nas redes sociais mostra um carro sendo arrastado com os ocupantes dentro.

 

Uma barreira atingiu os fundos de um prédio no Centro, mas até o momento não é informações sobre vítimas no local. A chuva também deixou ruas destruídas na cidade.

  

Choveu 259 milímetros – ultrapassou o esperado para o mês todo.


A Defesa Civil informou que os pontos de apoio para acolhimento de moradores em área de risco foram abertos.

 

“Agentes da Defesa Civil e CPTrans atuam em diversos pontos da cidade por conta de inundações e alagamentos em função da forte chuva que afeta a cidade no momento. As ruas Coronel Veiga (entre Duas Pontes e Ponte Fones), o Centro (nos acessos à rua General Osório e Silva Jardim), na Rua Bingen, na Praça Pasteur estão com trechos bloqueados para acesso”, informou a Prefeitura em nota.

 

No twitter, o governador Cláudio Castro falou sobre a situação na cidade.

 

“Estou em Barra Mansa com as agendas do Governo Presente no Médio Paraíba, mas atento aos danos que as chuvas estão causando em Petrópolis. Acabei de falar com o prefeito Rubens Bomtempo e orientei que parte dos secretários se desloquem para apoiar a população no que for preciso”.

 

Em nota à imprensa, Castro anunciou que está a caminho do município para acompanhar os trabalhos na região. Leia a declaração na íntegra ao final da reportagem.

 

O prefeito Rubens Bomtempo também se manifestou via redes sociais. Ele havia acabado de chegar em Brasília e anunciou seu retorno para lidar com a situação de emergência causada pelas chuvas.

 

“O governador já entrou em contato comigo e colocou todo o Governo do Estado à disposição. Eu já liguei pra todas empresas e empreiteiros pedindo máquinas, caminhões e pessoal. Enfim, é nesses momentos que a gente cresce. A gente vai se unir, dar a volta por cima e reconstruir nossa cidade novamente. Conto com todos vocês, todos os funcionários, todos os vereadores, essa é a hora de uma união maior. Às 22h eu já devo estar na Comdep e de lá organizando a resposta que a gente tem que estar dando. E se Deus permitir que pare essa chuva.”

 

Aulas suspensas

 

Devido ao temporal, a Secretaria de Educação informou que as aulas da rede municipal de ensino estão suspensas nesta quarta-feira (15) e que equipes da Secretaria e da Defesa Civil (DC) estão acompanhando a situação das 187 unidades e dando o suporte necessário.

 

Leia a íntegra da nota do Governo do RJ

 

“O governador Cláudio Castro cancelou sua agenda no programa Governo Presente Médio Paraíba devido às fortes chuvas que atingem a cidade de Petrópolis desde a tarde desta terça-feira (15/02). O governador está a caminho do município da Região Serrana para acompanhar os trabalhos do Corpo de Bombeiros e outros órgãos estaduais.

 

Até às 20 horas, 120 bombeiros do quartel da cidade já estavam nas ruas e 60 militares seguem em deslocamento para Petrópolis.

 

Estão sendo enviadas oito ambulâncias para a cidade para atuar no socorro às vítimas.

 

Dez aeronaves foram disponibilizadas para chegar à cidade na manhã desta quarta-feira.

 

O 26º BPM (Petrópolis) atua em apoio na operação na cidade em auxílio a órgãos municipais.

 

Às 22h haverá uma reunião no quartel de Petrópolis com órgãos do Governo do estado para alinhar ajuda em conjunto para intensificar as ações de salvamento.”


 As informações são do Portal G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário