PREFEITO E SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE ITAPERUNA-RJ PARTICIPAM DA CONAE 2022 - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

28/04/2022

PREFEITO E SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE ITAPERUNA-RJ PARTICIPAM DA CONAE 2022

 


O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão; e o secretário Municipal de Educação Marcelo Poeys participaram da CONAE (Conferência Nacional de Educação) 2022, evento realizado na última quarta-feira, 27, no auditório do Colégio Estadual 10 de Maio.

 

Com o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da Educação Brasileira” o encontro teve como objetivos, avaliar a implementação do Plano Nacional de Educação, com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias; além de conclamar a sociedade itaperunense, para uma análise global do Plano Nacional de Educação (PNE).

 

O secretário Marcelo Poeys ressaltou a importância do evento e relembrou as dificuldades enfrentadas pelo setor, durante o período mais crítico da pandemia.

 

“É uma oportunidade ímpar estar à frente de uma pasta tão importante como a Educação; e agradeço a Deus, ao prefeito Alfredão e ao vice-prefeito Nel por esta oportunidade. A pasta da Educação é um norteador e precisamos estar atentos a inúmeras questões; enfrentamos muitas dificuldades durante esta pandemia e precisamos voltar para o eixo natural. Aproveito a oportunidade para agradecer a equipe pedagógica que organizou este evento em pouco tempo, além da nossa equipe de apoio e demais envolvidos com a realização da conferência”, diz o secretário.

 

Já o prefeito Alfredão destacou o processo educacional, como o caminho para oportunidades.

 

“A Educação transforma e abre uma janela para vida, através do aprendizado e conhecimento. Sou de um tempo que existiam muitas dificuldades para estudar, morava na roça e tudo era muito difícil. Entendo que os tempos são outros e as dificuldades são diferentes. Precisamos ter persistência para enfrentar os problemas e temos o maior desafio, nesse pós-pandemia. Contamos com o apoio de todos vocês, para juntos, buscarmos o melhor para a nossa Educação”, reforça o prefeito.

 

A leitura solene do Regimento da CONAE ficou a cargo da subsecretária Municipal de Educação Tereza Cristina do Carmo. Logo após a abertura oficial, o momento cultural aconteceu através de dois representantes da Orquestra Retocando, Ruan Pimentel, no violão; e Vanessa Rangel, no violino.

 

FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO

 

Com a Portaria do Ministério da Educação, 1.407 de 14 de dezembro de 2010, criou-se o Fórum Nacional de Educação - FNE, tornando-se órgão de Estado, com a promulgação da Lei 13.005/2014, na qual lhe é confiada, em seu Artigo 5º, a missão de ser uma das instâncias responsáveis pela execução do PNE (Plano Nacional de Educação), mantendo monitoramento contínuo e realização de avaliações periódicas de onde surgiram as Conferências de Educação, que em 2022 desenvolverá a temática: “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, visando avaliar a evolução das políticas públicas educacionais no quadriênio transcorrido entre a última CONAE e a de 2018-2022.

 

PALESTRA E EIXOS

 

O palestrante convidado durante o período da manhã foi o mestre e historiador Anízio Pirozzi, que apresentou uma explanação sobre o tema central da CONAE 2022. Logo em seguida, os responsáveis pelo desenvolvimento dos eixos, com os quais os integrantes participaram das plenárias, que aconteceram nas salas dos eixos, seguiram para suas respectivas salas, como seguem:

 

EIXO 1

 

O PNE 2024 - 2034: avaliação das diretrizes e metas, com a professora Fabiana França Ferreira da Silva, coordenadora Geral Executiva de Apoio à Política da Educação; e professora Issana Trócilo Rodrigues Lopes, coordenadora de Acompanhamento e Avaliação.

 

EIXO 2

 

Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da Educação, com o professor Dr. Daniel Costa de Paiva, professor do Mestrado em Ensino da UFF, com ênfase em Tecnologia na Educação; professor Fabiano Madeira Lacerda, coordenador do Curso de Pedagogia do CEDERJ Miracema - RJ; e professor Marcos Paulo Odone, tutor presencial do CEDERJ Itaperuna, em Informática na Educação e membro da equipe SEMED Itaperuna.

 

EIXO 3

 

Criação do Sistema Nacional de Educação (SNE): avaliação da legislação inerente e do modelo em construção. Representando a Secretaria de Estado de Educação, através da Regional Noroeste Fluminense, a professora Geucinéia de Souza Pencinato, mestre em Cognição e Linguagem - UENF; e Jonas Ferreira Ribeiro, assistente executivo da Regional Noroeste Fluminense.

 

No período da tarde foi realizada plenária final da CONAE 2022, quando o relator de cada eixo procedeu a leitura das emendas propostas, como consta do regimento, já aprovado, não cabendo discussão; uma vez que as mesmas ocorreram na plenária de cada eixo, ficando apenas a leitura final das decisões outorgadas, através do regimento para apreciação da plenária. Por fim, aconteceu a eleição dos dois delegados e dois suplentes que vão representar o município nas próximas conferências.

 

Também participaram da CONAE 2022 o vereador Adenilson Zacharias, presidente da Comissão de Educação; Maria Helena Tinoco, presidente do Conselho Municipal de Educação; Luciana Vicente, diretora pedagógica da Regional Noroeste Fluminense; Letícia Ecard, diretora acadêmica da FUNITA; Maria das Graças, coordenadora da UNCME Noroeste; Esmeralda Bussade, ex-secretária Municipal de Educação; demais autoridades e convidados. O evento realizado no município aconteceu através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com o apoio e colaboração do Conselho Municipal de Educação de Itaperuna.

 


DECOM - Itaperuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário