RECUPERAÇÃO DE EMPREGOS VAI DEPENDER DE POLÍTICAS PÚBLICAS - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

05/04/2022

RECUPERAÇÃO DE EMPREGOS VAI DEPENDER DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Setor de serviços também precisa de retomada para gerar oportunidades no mercado de trabalho

 


A flexibilização das regras sanitárias vem permitindo a retomada paulatina da atividade produtiva nas regiões interioranas da economia fluminense. Conforme divulgado recentemente pela D+NEWS TV e pelo Portal VIU!, a região petrolífera de Macaé, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras (Norte Fluminense e Baixada Litorânea) saiu na frente no quesito empregabilidade. Está chegando a vez do segmento de serviços gerar vagas formais e informais. Mas temos alguns desafios.

 

Por exemplo, a subutilização da força de trabalho aponta ¼ do contingente efetivo disposto a obter uma ocupação com renda perene. Ou seja, o mercado de trabalho vem se recuperando, mas ainda não conseguiu aproveitar todos dispostos a trabalhar.

 

Para virar esse jogo, o que pode ser feito? A adoção de políticas públicas bem desenhadas, por exemplo. As chamadas políticas ativas de incremento do mercado de trabalho. Ou seja, conectar programas de qualificação, com intermediação da oferta de vagas. Unindo trabalho adequado, com a vontade e qualificação para preenchê-la.

 

Nas posições gerenciais temos a exigência de capacidade de liderança e habilidades em delegar funções, bem como capacidade de trabalhar em equipe, em colaboração.

 

O interior fluminense exporta commodities e tem uma estrutura produtiva dual, ou seja, um setor exportador portuário (de petróleo, açúcar, minério) altamente produtivo coexistindo com setores de baixa produtividade, mas que empregam a maioria da população.

 

Outra característica é a vulnerabilidade às oscilações dos preços das commodities, com fortes ressacas nas indenizações de royalties do petróleo, na baixa temporada cíclica.

 

Finalmente, o atraso relativo da região só será superado caso a força de trabalho de baixa produtividade rural e urbana encontre emprego no setor industrial em expansão, aquele que exatamente investe em capacidade e produtividade, estimulando a geração de vagas no setor de serviços.

 

Viu

Nenhum comentário:

Postar um comentário