CASOS DE HIPERTENSÃO TÊM QUEDA DE 19% EM NOVA FRIBURGO-RJ - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

03/05/2022

CASOS DE HIPERTENSÃO TÊM QUEDA DE 19% EM NOVA FRIBURGO-RJ

 


A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, registrou este ano 452 casos de hipertensão (ou pressão alta), o que significa uma diminuição de 19% quando comparado com os meses de janeiro a abril de 2021, que contabilizou 558 casos da doença. A unidade, referência no atendimento à população local, é administrada pelo Viva Rio e recebe diariamente pacientes com a pressão arterial elevada que não fazem nenhum tipo de tratamento.

 

Nos atendimentos da UPA, 23% dos casos ocorrem na faixa etária de 50 a 59 anos. A doença é mais frequente em mulheres, com 57% dos registros. A hipertensão é o aumento da pressão nos vasos sanguíneos do corpo, levando a lesões crônicas de órgãos e risco aumentado de eventos cardiovasculares e cerebrovasculares. O objetivo dos atendimentos feitos na UPA é controlar a pressão e evitar o agravamento do quadro, que pode levar a um infarto ou AVC hemorrágico.

 

No Brasil, entre 30% e 35% da população é portadora da doença, que por ser silenciosa e muitas vezes não apresentar sintomas, não é facilmente diagnosticada. No município do Rio de Janeiro, considerando as 76 Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde administrados pelo Viva Rio, mais de 25 mil pessoas estão em tratamento de hipertensão. Os casos predominam entre pessoas de 60 a 69 anos e em mulheres (64%).

 

Fatores de risco


Aproximadamente 90% dos casos de hipertensão são o que se chama de primária, ocasionada por genética ou estilo de vida. Abaixo, a lista completa dos fatores de risco da hipertensão primária:

 

Idade, pessoas com mais de 60 anos; obesidade; aumento da circunferência abdominal (homem com mais de 94 cm, mulheres com mais de 80 cm); sedentarismo; tabagismo; dislipidemia (colesterol elevado ou gorduras no sangue); intolerância à glicose ou diabetes; síndrome metabólica; doença arterial periférica (doença arterial coronariana, doença carotídea ou doença cerebrovascular); história familiar/genética; redução do número de néfrons; dieta rica em sódio; falta de vitamina D, fatores socioeconômicos; transtornos de personalidade e depressão; uso de medicamentos que aumentam a pressão arterial como anticoncepcionais que contêm muito estrogênio em sua composição, antidepressivos, descongestionantes nasais, corticoides, anti-inflamatórios não esteroides.

 

De acordo com o diretor médico da UPA de Nova Friburgo, Arthur Mattar, muitos dos pacientes atendidos não se medicam ou tomam medicamentos que já não são mais adequados ao seu caso, devido à falta de um acompanhamento. “O paciente chega na UPA já com as complicações da hipertensão e a equipe médica atua para salvá-lo. A unidade é fundamental para o município”, conta.

 

O médico relembra o caso de um senhor de 85 anos que chegou na UPA com a pressão muito elevada e foi salvo pela equipe. “Ele chegou com a pressão a quase 25. Já estava meio sonolento, com muita dor de cabeça e falta de ar. Foi colocado na medicação venosa, conseguimos abaixar a pressão e o paciente saiu andando da unidade no dia seguinte, após 24h de observação. Saiu feliz da vida com as medicações para tomar e o encaminhamento para o acompanhamento no posto de saúde. Ele foi, literalmente, salvo pela nossa equipe”.

 

Doença silenciosa


Dia 26/4, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, a entrevista com o médico Arthur Mattar aponta os principais sintomas e as formas de combate à doença.

 

Pergunta: Quais os principais sintomas?

 

Arthur Mattar: Os sintomas da hipertensão são muito silenciosos, às vezes o paciente está com a pressão alterada mas não relata nada, isso é o mais perigoso. Mas quando há algum sintoma, geralmente sente o coração bater mais forte, cansaço, tontura e pressão na cabeça. Se identifica mais por exame físico: pulsos aumentados (batendo mais forte que o normal).

 

Pergunta: Como diagnosticar a pressão alta?

 

Arthur Mattar: Para se identificar a hipertensão, o ideal é aferir a pressão entre duas consultas espaçadas. Por exemplo, se aferir a pressão em uma consulta e estiver em 14 por 9, se após uma semana o paciente retornar e a pressão continuar em 14 por 9, pode ser classificado como hipertenso. Também pode ser feito o Mapa (monitoramento ambulatorial da pressão arterial), um exame de monitoramento da pressão do paciente durante 24 horas.

 

Pergunta: De que formas a doença pode ser evitada?

 

Arthur Mattar: Com a mudança de estilo de vida: reduzir peso, alterar hábitos alimentares (consumo maior de frutas e vegetais e diminuição de gorduras), reduzir o consumo de sódio (ou sal), fazer atividades físicas regularmente (pelo menos 30 minutos diários), não fumar e moderar o consumo de álcool.

 

FONTE:SERRA NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário