CIDENNF APRESENTA PROJETO CINEMA ITINERANTE A GESTORES DOS MUNICÍPIOS CONSORCIADOS - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

26/05/2022

CIDENNF APRESENTA PROJETO CINEMA ITINERANTE A GESTORES DOS MUNICÍPIOS CONSORCIADOS

 

Foto: Thaisa Barreto.


Desenvolver políticas públicas educacionais voltadas à permanência dos alunos e aproximar o núcleo familiar ao ambiente escolar, são alguns dos objetivos do projeto Cinema Itinerante, elaborado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf). O projeto foi apresentado a gestores dos municípios consorciados, durante a reunião da Câmara Técnica Setorial de Educação, Cultura e Esporte, realizada nesta terça-feira (24), na sede do Consórcio em Campos.

 

O Cinema Itinerante é uma iniciativa para o momento de retorno às atividades presenciais nas escolas municipais de ensino fundamental e médio, sendo uma ferramenta pedagógica capaz de impulsionar a socialização e a permanência dos estudantes nas escolas. Durante a reunião, o secretário executivo do Cidennf, Vinícius Viana, explicou que, ao todo, o projeto disponibilizará 232 sessões de cinema, com capacidade para até mil pessoas, entre elas alunos, familiares e profissionais da educação, e a seleção dos filmes será feita em parcerias com os municípios.

 

— O Cinema Itinerante é um projeto que vai enriquecer o aprendizado dos alunos e incentivar cada vez mais a participação dos familiares. É uma proposta pedagógica para o desenvolvimento de conteúdos curriculares, atividades educativas e culturais atrativas com o objetivo de combater a evasão e abandono escolar nos municípios consorciados — destacou Vinícius Viana.

 

Vinícius explicou ainda que os municípios poderão participar do projeto a partir da contratação direta pelo Consórcio ou através da adesão à Ata de Registro de Preço, na qual foi gerada a partir da licitação realizada no final do ano passado.

 

Durante o encontro outras pautas também foram debatidas, como a utilização de ferramentas tecnológicas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, como a robótica e a gestão escolar, por meio de kits específicos. Também foi abordada a necessidade de trabalhar temas relacionados à saúde e que podem ser tratados no ambiente escolar, como o combate e prevenção às doenças virais. Os gestores também levantaram a possibilidade de ser realizado um Fórum Regional para que sejam debatidos temas importantes ligados às áreas que envolvem esta Câmara Técnica, de forma regionalizada.

 

Paralelo às pautas do dia, foi realizada a nomeação da coordenadoria desta Câmara Técnica Setorial, representada pela secretária de Educação de São Francisco de Itabapoana, Robson Santana, e o secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Italva, Cristina Rios, como secretária administrativa da CT.


Cinema Itinerante

 

O projeto “Cinema Itinerante” tem o propósito de ser uma iniciativa para o retorno às atividades presenciais nas escolas municipais de ensinos Fundamental e Médio, uma vez que este é uma ferramenta pedagógica capaz de impulsionar a socialização, envolvendo, inclusive, os núcleos familiares e a permanência dos estudantes nas escolas. É favorecer o acesso de alunos e professores à produção cinematográfica de diferentes categorias e gêneros, com apoio de material para a prática educativa, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas educacionais voltadas ao tratamento da evasão e abandono escolar, aproximando o núcleo familiar ao ambiente escolar.


FOLHA ITALVA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário