O RETORNO DAS FESTAS JUNINAS - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

29/05/2022

O RETORNO DAS FESTAS JUNINAS

Após dois anos de espera, municípios do Norte e do Noroeste Fluminense voltam a promover os “arraiás”

 

Festa Junina em São João da Barra (Arquivo)

 

Após dois anos suspensas, as Festas Juninas voltam em 2022 aos calendários de Prefeituras, instituições beneficentes e entidades públicas e privadas, graças à flexibilização das restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19. Com junho às portas, moradores de Campos e outras cidades das regiões Norte e Noroeste Fluminense se preparam para tiram os chapéus de palha dos armários e celebrarem Santo Antônio, São Pedro e São João, enquanto se esquentam à beira das fogueiras e aproveitam as comidas e bebidas típicas do festejo popular.

A Prefeitura Municipal de Campos adiantou à reportagem do Terceira Via que está finalizando uma programação especial para o período junino, com eventos oficiais. Detalhes, porém, ainda não foram divulgados.

Em Farol de São Tomé, a Associação de Hotéis, Comércios e Similares do Farol (Ashcom) vai promover a sexta edição do Circuito Junino da praia campista. A programação vai se estender por  10 finais de semana, começando no dia 4 de junho e se encerrando em 6 de agosto.

Arthur Caetano, que é integrante da Ashcom, qualifica a volta do Circuito Junino após dois anos de pandemia do novo coronavírus como “um momento mágico”. Segundo ele, a projeção da entidade é de que as atividades programadas para a praia campista atraiam mil pessoas por dia, o que representa não só a retomada de uma tradição, mas também um estímulo à economia local. “Estes eventos ajudam o comércio de Farol a se manter nos meses de junho, julho e agosto, período em que nosso fluxo financeiro é o menor do ano”, diz.

 

Festa caipira em Quissamã (Arquivo)

 

Também acontece, este ano, na cidade, o retorno da já tradicional Rancheirada da Coesa, que chega à sua 43ª edição. Diretora da Coesa, que representa entidades assistenciais do Município, Rosa Morrison confirmou a volta ao Jornal Terceira Via e afirmou que acerta os detalhes finais. Nas últimas duas edições, ocorridas em 2018 e 2019, a Rancheirada aconteceu no estacionamento do Teatro Municipal Trianon.

Instituições de ensino privadas, como o Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA) e o Instituto Dom Bosco Campos, mais conhecido como Salesiano, também irão retomar seus arraiás. As festas acontecerão, respectivamente, nos dias 11 e 25 de junho. As programações oficiais deverão ser divulgadas nos próximos dias, afirmam as escolas.

 

Rancheirada em São Francisco de Itabapoana (Reprodução)

 

A direção do Censa informou à reportagem que “a expectativa é que tenhamos uma festa que celebre os estudos do folclore com a comunidade educativa”.

O Sesc Campos também vai sediar seu Circuito Junino, nos dias 24 e 25 de junho, com direito a comida típica, apresentação de quadrilha, caracterização junina e bandas de forró. Diretora da unidade, Débora Magalhães celebra a volta do evento presencial.

 

Festa capira do Sesc Campos (Reprodução)

 

“Nesses últimos dois anos, migramos grande parte da nossa programação para o ambiente virtual. Mas estamos muito felizes com a retomada das atividades presenciais, pois nenhuma plataforma tecnológica substitui o contato e o calor humano. Em especial em uma celebração tão tradicional como a festa junina”, diz.

 

Região

 

Outros municípios do Norte e do Noroeste Fluminenses também terão programação festiva no mês de junho. Cidades como São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Quissamã e Itaperuna não vão ficar de fora das celebrações dos santos populares. Confira abaixo as programações que foram repassadas para a reportagem do Jornal Terceira Via:

 

São Francisco de Itabapoana

A tradicional “Rancheirada da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC)” está confirmada para julho. Além dos shows, haverá danças típicas das escolas e localidades, barracas com comidas juninas, praça de alimentação e diversas apresentações.

Prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos enxerga a Rancheirada como “uma oportunidade de promover um evento de lazer e entretenimento para os moradores do município e visitantes, bem como movimentar a economia local”.

 

São João da Barra

A Prefeitura de São João da Barra vai promover o tradicional Circuito Junino da cidade. A Festa reunirá os festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro. A data e o local serão divulgados em breve.

 

Quissamã

Já a Prefeitura de Quissamã está organizando a Festa Julina, que está prevista para ser realizada nos dias 8, 9 e 10 de julho. A programação e o local serão divulgados em junho. Paralelo a isso, também será realizado o Circuito Junino das escolas municipais, um evento que é tradicional da cidade, começando em 23 de junho, nas próprias unidades.

 

Itaperuna

Por fim, a Prefeitura de Itaperuna confirmou, por meio de sua assessoria, que irá realizar o evento, mas informou que “ainda está fechando os últimos detalhes antes de divulgar para o público”.

 

Terceira via

Nenhum comentário:

Postar um comentário