PREFEITURA DE ITALVA-RJ REALIZA CAMINHADA DE MOBILIZAÇÃO COM ALUSÃO AO “MAIO LARANJA” - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

18/05/2022

PREFEITURA DE ITALVA-RJ REALIZA CAMINHADA DE MOBILIZAÇÃO COM ALUSÃO AO “MAIO LARANJA”

 


O Conselho Tutelar de Italva juntamente com o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e com todo apoio da Secretaria de Assistência Social, realizaram na manhã desta quarta-feira (18/05), uma caminhada na cidade, com a finalidade de destacar “O Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente”.

O objetivo da caminhada foi dar visibilidade ao tema. Os órgãos da Prefeitura de Italva com a colaboração dos alunos da rede municipal, saíram às 9h da Escola Glycério Sales e percorreram algumas ruas do Centro da cidade, findando na Sede do Conselho Tutelar.

O dia 18 de maio é Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970, de 2000. A data foi escolhida em alusão ao “Caso Araceli”, a menina que aos 8 anos foi raptada, drogada e violentada física e sexualmente por vários dias, antes de ser morta, ter seu corpo desfigurado por ácido e abandonado em um terreno baldio em Vitória, no Espírito Santo, em um crime que permanece impune.

Nesse dia, em 1973, uma menina capixaba, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável. Seu corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram punidos.

O movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que instituiu o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim da violência sexual.

 




FOLHA ITALVA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário