PREFEITURA OFICIALIZA SHOWS DA CENTENÁRIA EXPOSIÇÃO DE CORDEIRO-RJ - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

06/06/2022

PREFEITURA OFICIALIZA SHOWS DA CENTENÁRIA EXPOSIÇÃO DE CORDEIRO-RJ

 


Serão nove dias de festa, que acontecerá de 16 e 24 de julho. Por dois anos consecutivos esse grande evento precisou ser cancelado devido a pandemia, mas agora vai celebrar seus 100 anos. Confira os shows do palco principal:

 

PROGRAMAÇÃO DOS SHOWS 


16/07 (sábado): Raça Negra

17/07 (domingo): Luan Santana

18/07 (segunda): Maiara & Maraisa

19/07 (terça): Zé Vaqueiro

20/07 (quarta): Gustavo Mioto

21/07 (quinta): Roupa Nova

22/07 (sexta): Simone & Simaria

23/07 (sábado): Marcelo Falcão

24/07 (domingo): Leonardo


Durante entrevista, o prefeito disse ainda que haverá algumas mudanças, visando a mobilidade dentro do Parque Raul Veiga. O parque de diversões já é uma atração certa, mas o rodeio volta a ser novidade no evento. Um museu do centenário da Expo Cordeiro também será montado no Palácio de Cristal.

 

A Exposição de Cordeiro conta ainda com exposição de animais, leilão de bovinos, concurso leiteiro, expo arte, máquinas agrícolas, expo moda e tenda cultural com apresentação de artistas regionais, tudo isso com entrada franca. O prefeito anunciou também uma área vip que será cobrada.

 

Recursos


Segundo a Prefeitura de Cordeiro, a expectativa da Exposição de Cordeiro 2022 é movimentar mais de R$ 1 milhão em negócios. A Prefeitura, no entanto, não informou o custo dos shows, mas disse que serão pagos com recursos dos royalties de petróleo, que aumentaram muito neste ano. Com isso, a garantia de gratuidade para a entrada em todos os eventos no Parque de Exposições Raul Veiga e shows do palco principal.

 

Exposição de Cordeiro


Em 1921, impulsionadas pelo crescimento da pecuária no interior do Estado do Rio de Janeiro, as principais autoridades estaduais e federais do setor projetaram um evento para marcar época e servir de vitrine para todo o país, já que se aproximava o centenário da Independência do Brasil. A Vila de Cordeiro foi escolhida para sediar a primeira Exposição de Gado e Produtos Derivados, que foi inaugurada no dia 4 de maio de 1921, pelo presidente da República, Epitácio Pessoa, e o presidente do Estado, Raul Veiga.

 

Vinte e dois anos depois, em 30 de maio de 1943, o presidente da República, Getúlio Vargas, e o interventor federal no Estado do Rio, Amaral Peixoto, inauguraram a segunda versão da feira. Na ocasião, selaram um pacto com o povo de Cordeiro que culminou com a emancipação do município, em 31 de dezembro daquele mesmo ano. Em 2021, a Expo Cordeiro completou seu centenário, mas devido a pandemia da Covid-19, o evento não aconteceu. Todavia, as comemorações desta desta data serão comemoradas em 2022.

 

Cidade Exposição

 

Em maio de 2016, foi sancionada pelo então governador em exercício, Francisco Dornelles, a Lei Estadual 7.285/2016, que conferiu ao município de Cordeiro o título de “Cidade Exposição”. A iniciativa partiu de um projeto de lei do deputado estadual Thiago Pampolha e a lei definitiva foi publicada na edição do dia 30 de maio do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

 

No ano de 2021, a popular Expo Cordeiro completou seus 100 anos e, na Alerj, um Projeto de Lei 9352/2021 do deputado Felipe Peixoto, que declara a Exposição de Cordeiro como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, foi apresentado e, na última semana, sancionado pelo governador Cláudio Castro.


FONTE:SERRA NEWS 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário