A REGIÃO NORTE FLUMINENSE - RJ ENTRA NA ERA DO GÁS - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

04/07/2022

A REGIÃO NORTE FLUMINENSE - RJ ENTRA NA ERA DO GÁS

 

UTE GNA no Porto do Açu, São João da Barra-RJ

 

Há 40 anos, quando dos primeiros poços da Bacia de Campos jorravam petróleo, Campos e Macaé disputavam uma unidade de Amônia-Ureia para aproveitar a potencialidade do gás natural, consequente da extração do óleo. Foi uma disputa acirrada, que ninguém ganhou, já que essa fábrica nunca saiu do papel e os anseios dos dois municípios foram substituídos pelos royalties.

 

O tempo passou e agora a região, exatamente no perímetro entre São João da Barra e Macaé, tende a ser, em breve, se configurados os projetos, a capital da energia do país, com mais de uma dúzia de termelétricas movidas a gás natural, que, somadas, poderão gerar energia elétrica em nível de Itaipu, a maior hidrelétrica do país.

 

No complexo do Açu já existe a GNA I e uma segunda em construção, enquanto em Campos existe outra, operada por Furnas. Em Macaé já são três e São Francisco do Itabapoana tem licença ambiental para mais uma. Existem projetos de outras 10, como revela o jornalista Ocinei Trindade na reportagem especial desta edição.

 

Milhares de empregos deverão ser criados nos próximos anos em torno dessa expectativa, que envolve debates diversos, como a questão ambiental, sendo necessário que todos os interesses sejam contemplados. O principal para alavancar esse desenvolvimento já temos, que é o gás.

 

Com todos os interesses equacionados, um futuro muito próximo se desenha promissor para a economia regional, capaz de atrair outros tipos de indústrias. Em suma, depois da era do petróleo, a região poderá crescer com a era do gás.

 

TERCEIRA VIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário