A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) não para de entregar Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades (E>Tecs) nos quatro cantos do estado do Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira (15/12), os estudantes do Ciep E-Tec 466 Nina Arueira, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, e do Ciep E>Tec 141 Vereador Said Tanus José, em Italva, na Região Noroeste do estado, receberam suas unidades reformadas e modernizadas.
As inaugurações foram marcadas por muita animação e alegria dos alunos, que deram um show de talento durante várias apresentações.
A revitalização dos antigos Cieps faz parte do maior programa de educação do estado das últimas décadas. A meta é transformar 50 Cieps da rede estadual em escolas E-Tecs, beneficiando 24 mil alunos.
- Essa iniciativa é uma realidade que começa a transformar a vida dos nossos estudantes. É um projeto que busca resgatar nesses jovens o desejo de aprender, estimulados pelas novas tecnologias e inovações. Hoje, tivemos o prazer de entregar essas duas escolas que vão beneficiar alunos do Norte e Noroeste - disse o secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle.
Veja o que você encontra nas E>tecs:
Lousa digital
Quadro com projetor equipado com software de toque. O equipamento se torna uma tela gigante de computador que pode ser vista por toda a classe.
Sala maker
Espaço onde os alunos têm a oportunidade de desenvolver atividades utilizando ferramentas aliadas à tecnologia como Impressora 3D, PlayStation 5, óculos de realidade virtual, computadores de última geração e audiovisual, entre outras.
Painel solar
Dispositivo que converte a energia do sol em energia elétrica. A composição do painel solar é composto por células solares.
Reuso da água
Sistema que reaproveita a água da chuva, e, posteriormente, faz com ela seja utilizada para regar a horta.
Coleta seletiva de lixo
Consiste na separação e no recolhimento de todo o lixo seco descartado pela unidade. O objetivo é que o material seja separado dos insumos orgânicos – também chamados de lixo úmido, composto por restos de frutas, verduras e outros alimentos – e reaproveitado.
Horta comunitária
Os alunos aprendem sobre o cultivo das hortaliças e têm contato direto com a natureza. O objetivo da atividade é estimular a conscientização de um mundo mais sustentável e promover a reeducação alimentar nas escolas da rede. Além disso, as hortaliças são usadas na merenda escolar.
Estiveram presentes nas cerimônias de inauguração a subsecretária de Planejamento e Ação Estratégica, Vivianne Dorado, o presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro, Ricardo Tonassi, o secretário de Governo de Italva, Lucas Cordeiro, o chefe de Gabinete, Miguel Carvalho, e demais autoridades.
Secretaria de Educação (Seeduc)
Nenhum comentário:
Postar um comentário