Segundo o Secretário Executivo do Cidennf, Vinicius Viana, foram apresentadas as particularidades da Rede Municipal de Saúde de Campos que, futuramente, vai sediar a Central de Regulação às Urgências do SAMU, através do Cidennf, que atenderá também os municípios de Carapebus, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
O SAMU é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade do atendimento no SUS. O programa atende os casos de urgência e emergência, financiado pelo Governo Federal, Estadual e Municipal.
— A ideia é fazer com que o Samu seja regionalizado, através do Consórcio Cidennf, que estará responsável pela gestão em geral. No final deste mês, estaremos visitando juntamente com o grupo de trabalho da Rede de Urgência e Emergência do Norte Fluminense no Consórcio Intermunicipal Saúde Baixada Fluminense, para entender todo o processo de trabalho da implantação do SAMU na Baixada Fluminense e a logística operacional utilizada no funcionamento da Central de Regulação de Urgências Regional atualmente — ressaltou Vinicius.
Ao final da reunião, foi pontuado o início das tratativas para que as ações de Média Complexidade da Região Norte de Saúde sejam executadas através do Cidennf, em atenção à Resolução SES 2967/2023, que instituiu o grupo de trabalho para fomento dos consórcios públicos como instrumentos de gestão regional da Média Complexidade.
Cidennf
Nenhum comentário:
Postar um comentário