Neste Abril Laranja, mês de combate à crueldade animal, uma boa notícia vem de São João da Barra, no Norte Fluminense, que passa a contar com o Centro de Controle Populacional de Cães e Gatos (Cecop). A deputada estadual Carla Machado (PT), que participou da inauguração do espaço na última segunda-feira (17/4), destaca a importância do novo equipamento para promover o bem-estar animal e evitar o abandono de cães e gatos.
“Vemos, infelizmente, muitos cães e gatos sendo abandonados nas ruas, o que é um crime passível de multa e prisão. Com o Cecop, essa maldade contra esses animais certamente deverá ser inibida no município. No espaço também será feito um trabalho de conscientização para a doação de animais. Temos que cuidar dos cães e gatos, que são seres vivos que têm sentimentos e precisam de todo o nosso carinho”, disse a deputada.
Idealizado ainda em sua gestão na Prefeitura, o Centro de Controle Populacional de Cães e Gatos (Cecop) tem como principal objetivo manter controlada a população de cães e gatos mediante esterilização, inicialmente de machos, o que vai impactar diretamente na redução da reprodução das espécies.
Segundo a deputada, a qualidade do serviço de castração no novo equipamento da prefeitura será muito maior que em muitos lugares. “Estou muito feliz, é um presente de aniversário”, disse a deputada, que recebeu um bolo em homenagem aos seus 58 anos durante a inauguração.
A prefeita Carla Caputi disse que, além de prevenir os casos de abandono, o Cecop vai incentivar a posse responsável e promover a saúde animal, prevenindo doenças transmitidas pelos animais e aumentando o tempo de vida de cães e gatos.
“O Centro vai ainda permitir o controle da proliferação desenfreada, proteger o meio ambiente com a preservação das espécies, além de diminuir, nas vias públicas, os riscos de acidentes com veículos e pedestres”, declarou. Carla Caputi também anunciou para breve o 'castramóvel' em Atafona, serviço que será expandido posteriormente para outros distritos.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que o Cecop não vai funcionar para receber animais de doação e nem cães e gatos que são abandonados por seus donos. Para evitar isso, foram instaladas câmeras de vigilância que vão filmar quem eventualmente pretender abandonar os animais no local. A Lei 9.605/98 prevê uma multa a partir de R$ 5 mil para quem cometer este tipo de crime, com pena de prisão que pode levar de dois a três anos.
Abril Laranja - No Brasil a campanha Abril Laranja acontece todos os anos desde 2014, quando o país aderiu à iniciativa promovida pela Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA), em parceria com diversas organizações de proteção animal. O intuito da campanha é chamar atenção da sociedade para o problema, além de trazer informação e conscientizar a população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário