No Mês de Conscientização do Autismo, chamado Abril Azul, as instituições CIAME/CEAAP de Porciúncula, destinadas a pessoas com deficiência e pessoas com espectro autista, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Promoção Social, planejaram diversos eventos abordando a temática do autismo destinados a alunos, professores, pais e responsáveis e população em geral.
Nesta segunda, 03, a abertura das atividades foi na Praça Antônio Amado e contou com apresentações das escolas e do Grupo de Teatro do município.
Seguindo a programação, no dia 13, quinta-feira, às 17 horas, a neuropsiquiatra Juliana faria Verdan Rosa fará uma palestra sobre Autismo no Salão do Miguel Narde oferecida a professores das redes municipal, estadual e particular de ensino, profissionais de educação, formandos do curso normal e Conselho Tutelar.
De 17 a 20 de abril, haverá exposição de fotos e trabalhos realizados pelas crianças do CIAME/CEAAP. A exposição estará no Centro Cultural.
Fechando o mês de conscientização sobre o autismo, no dia 26 de abril, quinta-feira, será realizado um momento lúdico para crianças e roda de conversa com pais e responsáveis às 17 horas, no Salão da Igreja Casa de Oração.
Os eventos têm a finalidade principal de aumentar a visibilidade do assunto, que é publicamente negligenciado, um dos fatores que impedem o completo entendimento acerca do diagnóstico e, principalmente, da pessoa autista.
A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que, em todo o mundo, em torno de 70 milhões de pessoas têm o transtorno do espectro autista (TEA); cerca de 2 milhões estão no Brasil. Este número é contestado atualmente, pois se baseia em dados de 2021 quando o Censo Escolar do Brasil já havia registrado um aumento de 280% no número de estudantes com TEA matriculados em escolas públicas e particulares apenas no período entre 2017 e 2021.
Prefeitura Municipal de Porciúncula
Nenhum comentário:
Postar um comentário