Um pouco de sua história
Fundada em abril de 1970, pelo casal Antonieta Olivier Pinto e Itagiba Duarte, na época Itagiba era o professor de técnicas dos instrumentos e Antonieta a primeira regente e professora de teoria musical.
A filha do casal Esmeralda Olivier Pinto é Clarinetista e atual presidente da banda.
A Lira da Esperança é muito importante para o município. “A Banda é um meio de difundir a arte e a cultura dentro da cidade promovendo a humanização”, comentou Esmeralda em uma das comemorações anteriores.
A Banda Lira da Esperança é uma instituição, que se mantém por doações, funciona também como escola de música, com aulas e atividades gratuitas para alunos a partir de dez anos. Antes de aprender a tocar os instrumentos, os estudantes têm oficinas de teoria musical e solfejo. Alguns deles são selecionados para fazer parte da Lira da Esperança. “A escola serve para apontar novos talentos para a banda”, explica Esmeralda, a Lira da Esperança toca repertório variado, do popular ao clássico, e costuma se apresentar nas festas da cidade e em encontros de bandas municipais. Do conjunto saiu o trompetista Silvério Pontes, que já tocou com grandes nomes da música brasileira, como Luiz Melodia, Tim Maia, Elza Soares.
Prefeitura Municipal de Laje do Muriaé
Nenhum comentário:
Postar um comentário