UFF Campos oferece pré-vestibular gratuito - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

12/04/2023

UFF Campos oferece pré-vestibular gratuito

O Pré-vestibular Social Jorge da Paz Almeida, oferecido pela Universidade Federal Fluminense (UFF) Campos a quem deseja se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, está com inscrições abertas até o próximo dia 16 de abril, domingo, para a turma de 2023. Os interessados devem estar cursando o terceiro ano do ensino médio ou já ter concluído, em escola pública ou particular com bolsa 100%, e apresentar documentação comprobatória. Tanto as inscrições quanto o curso são totalmente gratuitos. O edital e o formulário de inscrição estão no link https://campos.uff.br/pre-vestibular-social. São oferecidas 40 vagas, preenchidas por sorteio, a considerar o número de inscritos. As aulas acontecerão de maio a novembro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h15, na própria UFF Campos, que fica rua José do Patrocínio, 71, próximo à Cidade da Criança.


Segundo a coordenadora do projeto, professora Jacqueline Deolindo, o pré-vestibular social é uma das ações de extensão que visam aproximar a UFF Campos e a comunidade. Seu principal objetivo, explica, “é ampliar o acesso à universidade, que historicamente, no Brasil, sempre foi um espaço de privilégio”.


Por maior acesso à universidade

Os resultados do Pré-vestibular Social Jorge da Paz Almeida têm se mostrado promissores.


“Um número expressivo de alunos da turma de 2022 nos informaram suas aprovações: metalúrgica, na Uenf; gastronomia, na UFRJ; enfermagem e biologia, no IFF; Engenharia de Produção, na UFF de Rio das Ostras; Psicologia, Geografia, História e Ciências Sociais, na UFF Campos; Pedagogia, no ISEPAM; além de cursos em faculdades privadas. Muitos já estão cursando o primeiro semestre, o que nos demonstra o cumprimento da missão social da UFF e seus projetos em prol da democratização do ensino”, comemora a professora.


A pedagoga Kátia Pereira, técnica em Assuntos Educacionais do Núcleo Pedagógico da UFF Campos e membro da equipe do projeto, reitera, destacando a contribuição e participação da universidade pública na construção de maior equidade social.


“O Pré-Vestibular Social Jorge da Paz Almeida, ao promover o ensino preparatório gratuito, para jovens oriundos de escolas públicas e bolsistas integrais da rede particular, busca oferecer ferramentas educativas para que estudantes menos favorecidos economicamente possam, em igualdade de condições, participar dos exames vestibulares para ingresso nas instituições de ensino superior públicas e privadas.”


Estrutura e dinâmica

No Pré-vestibular Social Jorge da Paz Almeida, os alunos estudam Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Matemática, Biologia, Física, Química, Redação, Inglês e Espanhol, com foco nos conteúdos e competências exigidos no ENEM e em vestibulares. Além disso, são realizadas oficinas interdisciplinares, palestras com convidados, cinedebates, rodas de conversa, entre outras programações que auxiliam na formação cidadã.


As aulas são dadas por tutores, alunos dos cursos de graduação da UFF Campos que são bolsistas no projeto, sob supervisão de professores voluntários formados e atuantes no Ensino Médio.


Mateus Virgílio, que já se formou em Licenciatura em Ciências Sociais e agora faz o bacharelado no mesmo curso, está no segundo ano como bolsista do pré-vestibular e será tutor de Filosofia. Para ele, estar em sala resulta em um processo de muito amadurecimento, pessoal e profissional, pois os tutores colocam em prática o conteúdo que aprenderam durante a graduação, trabalham em equipe para solucionar problemas e desenvolver novas metodologias, melhoram como professores entre erros e acertos e aprendem muito com os alunos. “É um complemento valiosíssimo à nossa formação”, diz ele.


No que se refere aos pré-vestibulandos, Mateus lembra a importância de eles fazerem o curso preparatório dentro da própria universidade:


“Destaco também a importância de os alunos conhecerem o espaço da UFF, os cursos oferecidos pela universidade, as atividades que ocorrem e as pesquisas que são realizadas, pois isso dá motivação e faz com que eles sonhem mais. O aprendizado que eles têm e os retorno que eles nos dão são nossos indicativos para saber se estamos no caminho certo e o que deve ser ajustado, permitindo nosso aprimoramento. Quando eles nos procuram para falar de suas aprovações no vestibular, é uma grande vitória para nós, um momento de muita felicidade que acaba servindo de combustível para que trabalhemos mais e melhor”.


Inscrição de tutores voluntários

O Pré-vestibular Social Jorge da Paz Almeida também recebe ajuda de tutores voluntários. Universitários dos mais diversos cursos da cidade podem consultar o edital disponível no mesmo link citado no início da reportagem.



Terceira Via

Nenhum comentário:

Postar um comentário