Secretários e secretárias municipais de Saúde e membros da área técnica dos municípios consorciados da Região Norte de Saúde se reuniram em uma Câmara Técnica de Saúde do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense – Cidennf, nesta terça-feira (16), no auditório da AOB, em Campos. O objetivo do encontro foi discutir a transferência da gestão do Componente da Rede de Atenção às Urgências – SAMU para o Cidennf.
Durante a reunião, o secretário executivo do Cidennf, Vinicius Viana, expressou otimismo em relação ao avanço conquistado na gestão do SAMU na Região Norte de Saúde. "Estamos dando um importante passo para aprimorar o atendimento de urgência e emergência em nossa região. A gestão compartilhada entre os municípios consorciados fortalecerá o serviço e trará benefícios significativos para a população", afirmou Vinicius.
A pauta central da reunião foi a discussão e aprovação da transferência da gestão do SAMU ao Cidennf, sendo necessária a validação de cada secretário e dos prefeitos da região Norte: Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. Para embasar a decisão, foi apresentado um estudo preliminar realizado pelo Presidente da Fundação de Saúde do Município de Campos, Arthur Borges, que destacou a importância da gestão integral do serviço, indo além do aspecto das ambulâncias.
O Dr. Paulo Hirano, que também é coordenador da Câmara Técnica de Saúde do Cidennf, reforçou a necessidade dos municípios realizarem um levantamento detalhado de suas demandas, visando dar continuidade ao trabalho conjunto.
Vinicius reforçou ainda que, a próxima etapa vai ser a reunião com os prefeitos, na qual será decisão final sobre a transferência da gestão do SAMU será ratificada. “O encontro representa um momento fundamental para a consolidação dessa parceria regional em benefício da saúde pública”, destacou Vinicius.
Cidennf
Nenhum comentário:
Postar um comentário