Guardas Municipais de Italva participaram do Curso de Formação da Ronda Maria da Penha, que aconteceu na cidade de Mangaratiba/RJ. O curso foi promovido pela Secretaria de Segurança do município.
De acordo com a secretaria, a capacitação está sendo oferecida pela Seção de Instrução Especializada da Guarda Municipal (SIESP). Os GCM’s de Italva, Adilson Ribeiro, Gilmara Robaina e Jaqueline Robaina participaram do curso. O curso também contou com a participação dos funcionários da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Mangaratiba.
As disciplinas aplicadas no curso foram: Violência e a legislação sobre a perspectiva dos Direitos Humanos; Formas de violência doméstica e familiar, fatores de risco e fatores de prevenção; Impactos da violência familiar na saúde física e psicológica da mulher; Políticas públicas de atendimento na área da saúde mental para vítimas de violência doméstica; Feminicídio, mecanismos de enfrentamento à violência doméstica e familiar; Primeiros socorros em ocorrência de Maria da Penha; Técnicas de abordagem, imobilização, algemação e condução; Entrada em ambiente confinado; Ações em ambiente com baixa luminosidade.
O objetivo do curso é de preparar Agentes que farão parte da Equipe da Ronda para dar mais segurança às mulheres do município de Italva, principalmente àquelas que possuem medidas protetivas em ativo. O serviço vai promover rondas de verificação periódicas na cidade, receber denúncias e atender mulheres vítimas de violência doméstica. Em breve Italva terá uma Equipe formada e preparada exclusivamente para intervir em casos de violação dos direitos da mulher.
Folha de Italva
Nenhum comentário:
Postar um comentário