O governador em exercício e Secretário do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), Thiago Pampolha, entregou na última sexta-feira (12/05), 81 viaturas para apoio às Unidades de Conservação Municipais, para a utilização nas áreas de proteção ambiental, em oitenta e um municípios do Estado.
Os veículos terão importância significativa para as mais de 400 unidades de conservação, por serem ferramentas para os trabalhos de fiscalização, combate e prevenção ao incêndio florestal, vistorias técnicas e auxílio ao reflorestamento.
O Prefeito de Italva, Léo Pelanca, recebeu uma pick-up 4×4, zero Km que vai para a Secretaria Municipal de Ambiente e Limpeza Pública e será usado para fins de preservação das Unidades Municipais de conservação ambiental e será de fundamental importância para a proteção de todo o patrimônio ambiental do Município com execução de trabalho de campo e manutenção das UCs, bem como atividades de fiscalização, combate e prevenção ao incêndio florestal, vistorias técnicas, auxílio em reflorestamento e translado de insumo e pessoas para capacitação.
“Quero mais uma vez agradecer ao governador Cláudio Castro, o vice-governador Thiago Pampolha e toda sua equipe de governo por esse brilhante trabalho. Esse veículo é fruto de um trabalho que vem acontecendo durante desde do início da nossa gestão, por isso quero parabenizar toda nossa equipe da Secretaria de Ambiente e Limpeza Pública, o ex-secretário da pasta Miguel Carvalho e o atual secretário Marcos Henrique (Mensalão), que fizeram por merecer essa conquista”, disse Pelanca.
Entre os 81 municípios contemplados pela ação estão os municípios da Região: Cardoso Moreira, Italva, São Fidélis, entre outros.
De acordo com Thiago Pampolha, a atual gestão realizou um pacto para que o estado do Rio de Janeiro preserve o bioma Mata Atlântica, com um incremento de 10% das florestas até 2050.
Sobre o ProUC
Criado em 2009, o Programa de apoio às Unidades de Conservação Municipais (ProUC) é uma iniciativa instituída como uma política pública da Seas e o objetivo é oferecer apoio às gestões ambientais municipais na temática das Unidades de Conservação. A ideia é aumentar o quantitativo de hectares das áreas protegidas, melhorar a qualidade das mesmas, estimular a conectividade com as demais UCs (estaduais e federais) e auxiliar os municípios com orientações técnicas tanto para a criação quanto para a gestão desses espaços.
Folha de Italva
Nenhum comentário:
Postar um comentário