Para encerrar o mês de conscientização do autismo, chamado de Abril Azul, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou evento para debater inclusão e direitos que envolvem o transtorno do espectro autista (TEA).
O encontro aconteceu na tarde da última sexta-feira (28), na Câmara Municipal, e foi uma parceria entre as secretarias municipais de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) e de Educação e Cultura (Smec). Diversos representantes dos poderes Executivo e Legislativo estavam presentes, além dos assistidos e profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do Arco-Íris de Luz.
A advogada do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Priscila Pedrosa, abordou diversos pontos da legislação municipal e federal que garantem direitos a esse público. Ela destacou a necessidade de enfrentar o preconceito e incentivar a inclusão, o que também foi salientado pela gerente de Proteção Social Especial da SMTDH, Eliana Carvalho.
Já a coordenadora do Setor de Inclusão da Smec, Priscila Ornelas, citou as várias formas de atuação do órgão, como ecoterapia e salas bilíngue e de recursos. Segundo ela, outra frente de trabalho é a capacitação dos profissionais envolvidos no atendimento dos alunos.
Para a assessora técnica da SMTDH, Nágila Coutinho, eventos como esse são importantes para a troca de informações, cruciais para o desenvolvimento e garantia de políticas públicas específicas, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Paralelamente, o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, afirmou que o órgão está “focado em fazer de tudo para atender com um olhar especial, com muito amor e carinho”. De acordo com ele, serão adquiridas vans para o transporte dos assistidos pela Apae e Arco-Íris de Luz, além de quatro veículos adaptados para a rede municipal.
O evento contou ainda com palestra da psicóloga e especialista em autismo, Michele Mendes, que abordou as características do TEA, como também sintomas e sinais. Ela afirmou que a “falta de inclusão é mundial” e deve ser combatida com “olhar diferenciado e empatia das pessoas, familiares e sociedade como um todo”.
Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana
Nenhum comentário:
Postar um comentário