De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, até o momento, a prefeitura não foi notificada por nenhum órgão sobre o ocorrido. Apesar disso, ela mantem contato com representantes estaduais e do município capixaba para atualizar sobre as consequências do acidente e, assim, se necessário, direcionar os esforços.
— Em casos como esse acidente, registrado na última segunda-feira (1º), as autoridades competentes devem ser comunicadas imediatamente. Estas, por sua vez, notificam as cidades que possam ser potencialmente impactadas. Nós seguiremos monitorando o Rio Itabapoana — esclareceu.
A responsável pela pasta afirmou que, caso a população identifique algum sinal do herbicida, a Sema deve ser acionada do telefone do Canal Verde: (22) 98843-8072, e o morador deve manter distância do material.
Luciana explicou que o transporte de produto perigos demanda uma série de exigências, como seguimento de Normas Regulamentadoras (NR), Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP), expedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e a declaração assinada pelo expedidor, que informe que o produto está adequadamente condicionado para suportar as condições normais de transporte.
Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana
Nenhum comentário:
Postar um comentário