A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde realiza uma série de importantes projetos e programas no município.
O Programa Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa (PAISPI) tem por finalidade realizar o acompanhamento de todos os idosos do município. A avaliação se inicia com a aplicação da caderneta do idoso, quando os profissionais da equipe de saúde da família, médicos e enfermeiros; juntamente com os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), psicólogo, nutricionista, fisioterapeura, assistente social e farmacêutico avaliam o idoso integralmente.
Os idosos identificados pela equipe, que necessitarem de avaliação, devido o VES-13 (Vulnerable Elders Survey-13) alto ou por outras vulnerabilidades, são encaminhados para os profissionais da Equipe de Saúde do Idoso (médico geriatra, enfermeira e psicopedagoga). Esses idosos são acompanhados por essa equipe, podendo ser referenciados para o CDA/CDP (Centro da Doença de Alzheimer e Parkinson), caso seja identificada uma dessas doenças.
Os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) ao identificarem que a pessoa idosa perde suas funcionalidades sociais, atreladas ao mercado de trabalho, falta de convívio social, abandono e demais situações procuram as unidades de saúde para além do cuidado com a saúde.
Com a ajuda da Coordenação da Área Técnica de Saúde do Idoso – Secretaria de Atenção Primária (SAPS) da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ) foi possível qualificar as equipes da APS e NASF, através de cursos e webinários para melhor atender os idosos.
Entre os objetivos do PAISPI, aplicar a caderneta do idoso em todos os usuários acima de 60 anos com a equipe multidisciplinar, além de realizar a avaliação multidimensional do idoso, promovendo a saúde e prevenindo as doenças.
Os profissionais do setor ainda visam estimular a memória dos pacientes; fortalecer o vínculo com a família; estimular hábitos alimentares saudáveis; estimular a prática de exercícios físicos; orientar adaptação de móveis em suas residências; fortalecer o vínculo com a Unidade de Saúde da Família; além de promover a equidade e universalidade do cuidado aos idosos, visando atender todas as suas demandas, encaminhando-os para toda a rede de serviços (CRAS, CREAS e Conselho do Idoso), àqueles que estiverem em situação de vulnerabilidade.
Já em relação à equipe de referência, esta foi criada para auxiliar nos casos mais complicados. Assim, os idosos que necessitarem de avaliação com o médico geriatra são referenciados. A equipe de referência também é composta por enfermeira e psicopedagoga que auxiliam no cuidado à saúde do idoso.
CDA/CDP - Centro de Atendimento da Doença de Alzheimer e Parkinson
Os pacientes cadastrados com as doenças de Alzheimer e Parkinson são acompanhados pelos profissionais do setor, que realizam uma série de atendimentos de avaliação.
Técnica cognitiva trimestral, avaliação técnica cognitiva em pacientes novos, busca ativa, bem como auxiliar no processo que garanta a medicação (confecção de receitas e laudo de solicitação, avaliação e autorização de medicamentos), além de atendimento psicopedagógico, grupos de orientação a familiares e/ou cuidadores, consultas e acompanhamento do portador da patologia.
Uma vez por semana são realizadas reuniões para os cuidadores com os profissionais do setor. Hoje o setor é um espaço adaptado e especializado com melhor condição de atendimento das patologias. O CDA/CDP é uma referência Estadual com total apoio Municipal.
Doença de Parkinson - É um distúrbio do sistema nervoso central que afeta o movimento, muitas vezes incluindo tremores. Danos às células nervosas do cérebro fazem com que os níveis de dopamina caiam, causando os sintomas de Parkinson. Geralmente, a doença de Parkinson começa com um tremor na mão. Outros sintomas são movimento lento, rigidez e perda de equilíbrio. Medicamentos podem ajudar a controlar os sintomas de Parkinson.
Doença de Alzheimer - É uma doença degenerativa do cérebro, que produz demência (perda da capacidade de lidar com informações). A Doença de Alzheimer produz atrofia cerebral progressiva, gerando um quadro insidioso, com maior prevalência após os 65 anos. Com a evolução do quadro ocorre perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar limitação da linguagem e distúrbio de comportamento.
Um dos lemas da equipe do CDA/CDP é “quanto mais cedo se inicia o tratamento, maior é a expectativa de vida”. Entre os objetivos do programa, melhorar a qualidade de vida dos pacientes, bem como de seus respectivos familiares.
São muitas as atividades desenvolvidas pela equipe, como por exemplo, a estimulação cognitiva dos pacientes; atividades envolvendo jogos terapêuticos, visando trabalhar o raciocínio lógico; além de exercícios que estimulem a criatividade, atenção e desafios da memória. As atividades são elaboradas para atender o perfil cognitivo de cada pessoa.
O CDA/CDP está localizado na Rua 10 de Maio, número 893, anexo ao Posto de Saúde Dr. Raul Travassos. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Decom
Nenhum comentário:
Postar um comentário