No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (5), 18 cidades atendidas pela concessionária de água e esgoto Rio + Saneamento receberam o projeto "Trata Óleo", uma solução para o descarte correto do óleo de cozinha.
Com a iniciativa, estarão disponíveis recipientes de 100 litros adequados para receber garrafas pet com óleo vegetal.
Devido à falta de informação ou de um destino adequado, milhares de pessoas ainda despejam no ralo da pia o óleo de cozinha usado.
Para ajudar a reverter os danos ambientais, a partir desta segunda, as sedes administrativas e lojas de atendimento da Rio+Saneamento vão se transformar em Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).
Como tem em sua composição substâncias insolúveis em água, quando descartado de maneira irregular, o óleo pode obstruir tubos e encanamentos, provocar o refluxo de esgoto, ou ainda poluir os corpos hídricos, como rios, córregos, lagos, lagoas, baías e oceanos, além de afetar significativamente a vida aquática.
"O óleo descartado incorretamente prejudica o tratamento e gera obstrução nas redes e ramais de esgoto. A ideia é conscientizar nossos colaboradores e clientes sobre a importância de dar o destino certo ao óleo que usamos e, assim, minimizar os impactos ambientais", ressaltou Nathália Miranda, coordenadora de Meio Ambiente da Rio+Saneamento.
O programa tem parceria com as empresas certificadas "Turma do Óleo" e "Ecobio". A Rio+Saneamento é responsável pelos serviços de saneamento básico de 18 municípios do Estado, incluindo 24 bairros da Zona Oeste da capital. Os endereços das lojas de atendimento estão disponíveis no site da concessionária.
No regional Norte Fluminense, por exemplo, a concessionária atende as cidades de Natividade, São José de Ubá, São Fidélis e Carapebus.
Na regional Serra Lagos, são atendidas Carmo, Sumidouro, Macuco, Trajano de Moraes, Bom Jardim e Rio das Ostras.
Conheça a maneira correta de fazer o descarte:
1° passo: após o uso, espere o óleo esfriar.
2° passo: despeje o óleo na garrafa usando um funil. Não é necessário peneirar. Você pode usar a mesma garrafa onde o óleo novo estava armazenado ou reaproveitar garrafas pet, de preferência transparentes.
3° passo: feche bem a tampa e guarde a garrafa em local arejado, longe do sol e do calor.
4° passo: quando estiver cheia, leve a garrafa em um dos pontos de coleta da Rio+Saneamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário