As Comissões de Trabalho e de Segurança Alimentar, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizaram nesta sexta-feira (30/06) audiência pública conjunta para debater conflitos socioambientais na região do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense. O encontro aconteceu no Centro Municipal de Educação Avançada, no distrito de Mato Escuro, naquele município.
Presente na audiência, o deputado Flavio Serafini (PSol) afirmou que há diversos problemas na Reserva do Caruara, como o impedimento da passagem de pescadores, agricultores e moradores da cidade para as vias que dão acesso às praias e lagoas da região. "Diversas vias foram fechadas pelo Porto, impedindo que pescadores e moradores do município possam acessar a lagoa e uma praia da região. Além disso, vimos o processo de salinização das terras em torno da área do Porto, o que pode estar afetando a qualidade da água da lagoa", afirmou.
O parlamentar ainda afirmou que os problemas detectados serão encaminhados ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA), para que o órgão estadual dê encaminhamentos para a resolução dos conflitos.
De acordo com a presidente da Comissão de Segurança Alimentar, deputada Marina do MST (PT), o encontro foi importante para entender às demandas da população da região. "Foram trocas muito importantes, onde mais uma vez pudemos mostrar nosso trabalho na Alerj e escutar a militância de cada localidade. Vamos precisar de todo mundo na construção de um Rio de Janeiro com igualdade, democracia e amor", disse a parlamentar.
Alerj
Nenhum comentário:
Postar um comentário