O aluno da unidade de São Gonçalo, Geovane Fagundes de Almeida Ribeiro, de 14 anos, conta com entusiasmo que participa do programa há quase cinco anos e destaca as atividades extras que também faz no local, além do futebol.
- Aqui eu também faço curso de inglês, além do reforço em matemática e língua portuguesa. Eu trago o meu material da escola e os professores me ajudam com as matérias que tenho dificuldade. Sei que isso vai me ajudar no futuro, na conquista de um emprego. Também fiz muitos amigos no projeto - cita.
Para o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, a Lei de Incentivo estadual, que fomenta o projeto, é uma importante ferramenta que consolida o esporte como meio de transformação e inclusão social.
- Por se tratar de uma paixão nacional, tanto para meninos quanto para meninas, projetos socioesportivos realizados por meio do futebol ajudam não só a reforçar a pluralidade do esporte como também sua capacidade de unir a todos. O apoio a projetos como o Craque do Amanhã é uma das possibilidades de investimento que a Lei de Incentivo ao Esporte do estado permite desenvolver por meio do ICMS pago pelas empresas. É um instrumento de gestão fantástico, que tem sido fundamental para fomentar o esporte como indutor de desenvolvimento social aqui no estado - pontuou o secretário.
Tendo o futebol como base, o Craque do Amanhã foca na disciplina, no trabalho em equipe e na organização por meio do esporte. A atividade física é levada a sério pelos alunos e professores. Também há programas para a redução de peso para os jovens que precisam, além do trabalho de psicomotricidade realizado no campo. O coordenador desportivo de São Gonçalo, Deni Eder Claro Cambuim, explica como são realizadas essas atividades.
- O futebol é o nosso principal meio para trazer as crianças para o projeto, tirando esses meninos e meninas das ruas. De acordo com a faixa etária, eles participam de duas a três vezes na semana. O esporte sempre esteve presente na minha vida. Eu já fui atleta profissional e poder passar um pouco da minha experiência para eles é muito enriquecedor. Nas nossas reuniões com os responsáveis, temos o retorno do quanto a disciplina aqui praticada já mudou a vida deles em casa e na escola - destaca.
Outro aluno do projeto, Caio Guilherme da Silva Trajano, de 16 anos, também fala da importância do projeto esportivo para a sua vida e o sonho de se tornar jogador profissional.
- O Craque do Amanhã me trouxe muitos benefícios nesses dois anos em que estou aqui. Eu era um menino muito tímido, não tinha amigos e aqui eu pude mudar essa situação. Hoje, tenho diversos colegas. E o meu sonho de ser jogador de futebol profissional aumentou ainda mais quando eu entrei aqui. Também tenho como espelho os meus professores daqui e ainda tenho vontade de me formar em educação física - ressalta.
Para quem quiser fazer parte do time Craques do Amanhã, basta comparecer a um dos locais do projeto com um responsável e os documentos básicos em mãos, das 8 às 17h. O coordenador local, Rodrigo da Silveira Ramos, fala um pouco da parte pedagógica e também sobre o tamanho que o Craque do Amanhã se tornou.
- O início era somente o esporte em si e, com o tempo, pudemos ver as outras necessidades dos jovens. Hoje, também temos o acompanhamento psicológico com os alunos e familiares, além das atividades extracurriculares que são praticadas aqui. Com o sucesso do projeto, temos até fila de espera. Mas todos são atendidos à medida em que temos vagas disponíveis. Todos estão convidados a participar do Craque do Amanhã - finaliza.
Serviço:
- Unidade São Gonçalo: Escola Municipal Ernani Faria – Rua Oliveira Botelho, 785 – Neves.
- Unidade Duque de Caxias: CIEP Brizolão 228 Darcy Vargas – Avenida do Porto, nº 0 – Saracuruna
- Unidade Belford Roxo: Clube da Bayer - Estrada da Boa Esperança, nº 650, Bom Pastor
Para mais informações acesse: www.craquedoamanha.org
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário