Comunidade acadêmica e autoridades se reúnem em cerimônia oficial de comemoração aos 30 anos da Uenf - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

17/08/2023

Comunidade acadêmica e autoridades se reúnem em cerimônia oficial de comemoração aos 30 anos da Uenf

Dos números e da história, a Universidade Estadual do Norte Fluminense celebrou, em cerimônia oficial e sessão solene do Conselho Superior, seus 30 anos no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, com a presença de professores, alunos e servidores e de autoridades municipais. No evento, foram destacados a produção acadêmica da universidade, o fato de reunir cursos das áreas humanas e naturais e ao pioneirismo na implantação do sistema de cotas e políticas de inclusão e permanência de estudantes.


“O que temos aqui é uma Unidiversidade. A nossa Uenf, temos de todo. Na nossa Uenf, todos são respeitados. Na nossa Uenf, todos são ouvidos quando realmente vem com intenção e vontade de discutir e debater. E na nossa Uenf, o que prima é o amor, o companheirismo, a atenção e o cuidado de todos”, disse, finalizando seu discurso, o reitor Raul Palacio.


O grande homenageado do evento foi o servidor técnico Ademir Ribeiro Manhães, tratorista da universidade desde 1994, que recebeu a medalha Darcy Ribeiro, criada em 2003 para homenagear pessoas ou instituições que contribuíram para o crescimento e consolidação da Uenf. O servidor foi indicado pelo Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais no Estado do Rio de Janeiro (Sintuperj). Esta foi a primeira vez que a medalha é entrega para um técnico-administrativo.


A cerimônia foi iniciada com a apresentação do Coral da universidade e uma homenagem ao professor Helion Vargas, que faleceu na última semana. O professor, que ingressou na UENF em 1996 como professor titular, era integrante da equipe do Laboratório de Ciências Físicas (LCFIS). Em 2013 recebeu a medalha Darcy Ribeiro, maior comenda da Universidade, pelos trabalhos relevantes produzidos na Uenf.


Marcaram presença o secretário Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, os vereadores Rapahel Thuin, Maycon Cruz e Luciano Riu Lu, e o presidente da Comissão de Dirigentes Lojistas (CDL), Edvar Chagas.


Uenf se destaca entre as 15 universidades brasileiras

No dia 16 de agosto de 1993, a Universidade Estadual do Norte Fluminense, em Campos dos Goytacazes, promoveu uma aula magna que marcaria sua inauguração oficial. Nomes de expressão como do ex-governador Leonel Brizola, ex-senador Darcy Ribeiro e do arquiteto Oscar Niemeyer fazem parte da concretização de um projeto iniciado por um grupo de campistas em 1989. Políticos, educadores, intelectuais e estudantes se mobilizaram durante três anos, a fim de trazer uma universidade pública para a cidade. A Uenf foi idealizada por Darcy Ribeiro como a “universidade do terceiro milênio”.


A Uenf se destaca entre as 15 universidades brasileiras avaliadas com conceito máximo pelo Ministério da Educação, devido à sua produção científica, com prêmios nacionais e internacionais. São mais de 15 mil graduados; 3.290 teses de mestrado e doutorado; 7.500 publicações em artigos e livros nos últimos cinco anos; participações em cinco mil bancas de mestrado e doutorado; organização e participação em 3.292 eventos científicos; 21 patentes registradas; parceria com a Petrobras para extração de petróleo em águas profundas com utilização da centrífuga geotécnica, único equipamento em todo o continente sul-americano; projetos firmados com 60 países.


Editora da Uenf lança livro em comemoração aos 30 anos

Três décadas se passaram desde a fundação de uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do Brasil — a Uenf — e a data está registrada em um livro, que será lançado pela Editora da Uenf (EdUENF) nesta quarta-feira, 16/08/23. O lançamento ocorreu, durante a cerimônia, e a versão digital já está disponível no site da EdUENF (AQUI) e a impressa será lançada ainda em agosto. Este é o primeiro volume de uma coletânea de cinco livros previstos a serem publicados ainda em 2023. 


“Desde já, eu gostaria de agradecer a comissão organizadora. Nossa equipe consolidou nosso diálogo com os autores dos capítulos do livro”, explicou a editora-chefe da Eduenf Kátia Valevski. O primeiro volume, de 165 páginas, é dividido em 15 capítulos que contam a trajetória administrativa e institucional da Uenf, incluindo os avanços nestes 30 anos, período em que a Universidade foi administrada por nove reitores. Histórico sobre a luta pela implantação da Uenf e a contribuição de personalidades, como o ex-governador Leonel Brizola, o antropólogo Darcy Ribeiro e o arquiteto Oscar Niemeyer, também estão descritos no livro.



Terceira Via

Nenhum comentário:

Postar um comentário