Sanjoanenses participam da Marcha das Mulheres Negras, realizada pela nona vez no Rio - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

01/08/2023

Sanjoanenses participam da Marcha das Mulheres Negras, realizada pela nona vez no Rio

Organizado pelo Fórum Estadual de Mulheres Negras, a 9ª Marcha das Mulheres Negras, que aconteceu no domingo (30), em Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, contou com as presenças de 45 representantes de São João da Barra, algumas delas participando pela primeira vez do movimento.


O combate à desigualdade racial teve como lema “Mulheres negras unidas contra o racismo, toda forma de opressão, violência e pelo bem viver”. A coordenadora de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Cristiane Riscado, liderou as sanjoanenses: "Foi uma experiência importante e nova para algumas das mulheres do nosso município”, comenta.


A coordenadora destaca o apoio da prefeita Carla Caputi e da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Sharlene Gomes e pontua: “A 9ª Marcha das Mulheres Negras fechou a semana de mobilização pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, em 25 de julho, e aconteceu na véspera do Dia Internacional da Mulher Africana”.

 

Durante o evento, Cristiane manteve encontro com a ministra da Igualdade Racial, Ariele Franco, e com deputadas estaduais e federais do Rio de Janeiro. São João da Barra também participou na sexta-feira (28) da nona reunião da Rede Cidades Antirracistas.


De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) sanjoanense, o evento aconteceu em Volta Redonda, no Sul do estado, e discutiu avanço das políticas públicas de combate ao racismo e da promoção da igualdade racial.


Representando o município, participaram a coordenadora de Igualdade Racial, Cristiane Riscado; coordenadora geral da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Christiane Santos; e o diretor do Departamento da Infância e Adolescência, Mayke Lalanga.


A Secom assinala que o Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial (Rede de Cidades Antirracistas) está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), e também tem parceria com a Unesco: “São João da Barra é um dos 24 municípios do estado que assinaram o pacto”.



O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário