Reconhecer o trabalho das administrações municipais do país em favor da difusão do empreendedorismo e da melhoria do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas, esse é o objetivo da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. Para apresentar a nova edição da premiação, o Sebrae Rio recebeu prefeitos e representantes das Prefeituras nesta terça-feira, dia 29, e divulgou informações sobre o método de inscrições, processos e critérios de avaliação. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://prefeituraempreendedora.sebrae.com.br/.
O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora está dividido em até 10 categorias: Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo & Identidade territorial; Sustentabilidade & Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; Cidade Empreendedora e Governança Territorial.
O governador em exercício Thiago Pampolha classificou o evento como um momento especial de valorizar cada iniciativa empreendedora do nosso estado por gerar oportunidades de novos negócios e empregos.
“O Prêmio traz um farol para as boas práticas de desenvolvimento local e valoriza o pequeno negócio, seja de comerciante ou pequeno produtor. Este instrumento enaltece bons exemplos que podem se multiplicar pelo país. Saem ganhando o Estado e a sociedade, atuando em sinergia em busca do desenvolvimento econômico e social”, disse Thiago Pampolha.
Depois de inscritos, os projetos passam por processo de avaliação que inclui etapas de habilitação, pré-seleção estadual e visita técnica ao município. As boas práticas que vencerem no estado seguem para a disputa nacional. Em 2021, foram mais de 1,6 mil inscrições de 1.327 prefeituras de todos os estados do país. A previsão é de que premiação nacional ocorra em julho de 2024.
“Os pequenos negócios são importantes para a estabilidade econômica, social e de resistência do munícipio e da economia local às crises econômicas e financeiras. Por isso, é indispensável que as prefeituras criem ou aprimorem um ambiente de negócios favorável para quem empreende. A nossa premiação valoriza projetos municipais que trazem o desenvolvimento dos territórios”, ressalta Tito Ryff, gerente de Políticas Públicas do Sebrae Rio.
Sobre o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
Nesta edição, o prêmio ganhou um novo nome, substituindo “prefeito” por “prefeitura”, com o objetivo de ser mais inclusivo e valorizar o trabalho de todos que fazem parte do Executivo local. Desde 2001, já foram inscritas no PSPE mais de 11 mil iniciativas, provenientes de todos os estados do país. Mais de mil práticas foram premiadas em âmbito estadual e nacional, evidenciando a evolução das burocracias municipais no que diz respeito à Agenda do empreendedorismo e do relacionamento entre a gestão municipal e os pequenos negócios.
O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é composto por duas etapas. Na primeira, em nível Estadual, reconhece as melhores práticas com resultados alcançados até 30 de novembro de 2023, alcançando as 27 unidades federativas. Já na etapa nacional, o prêmio é dedicado às melhores iniciativas dentre as vencedoras estaduais, em cada uma das categorias.
Um dos principais diferenciais do PSPE é o seu rigor técnico. O regulamento prevê a realização de visitas que atestam in loco a veracidade das informações descritas no formulário de inscrição dos municípios candidatos por meio de depoimentos de representantes das prefeituras e dos beneficiários das políticas públicas. Todas as prefeituras aprovadas na fase de pré-seleção devem passar – obrigatoriamente – pela fase de visita técnica.
Diário de Petrópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário