O governador Cláudio Castro iniciou, nesta quarta-feira (04/10), o Governo Presente, programa do Governo do Estado que irá percorrer seis cidades da região do Médio Paraíba ao longo de três dias. Durante a primeira atividade, em Volta Redonda, Castro fez dois anúncios: o Selo Empresa Amiga da Mulher, ofertado às empresas que contribuem com a defesa dos direitos da mulher, e a assinatura do Convênio de Cooperação Técnica entre o Estado e a Aproaço (Associação de Aço do Estado do Rio de Janeiro), que vai fomentar o crescimento do setor metalmecânico.
- O Governo Presente é a oportunidade de termos o olho no olho com a população local e o setor empresarial. É ouvir as demandas da região, dialogar e trocar experiências. Os anúncios aqui hoje sintetizam o cuidado e respeito que as mulheres precisam e a valorização de quem empreende em nosso Estado. Com esses investimentos estamos resolvendo pendências históricas da região. Também é missão do Governo do Estado trazer cada vez mais ofertas de saúde, infraestrutura, emprego e educação para as cidades do interior. Nessa gestão, todo município é importante e merece atenção do poder público – ressaltou o governador.
O vice-governador Thiago Pampolha, que também esteve presente na abertura do Governo Presente, destacou a notoriedade do Programa para a região.
- É de extrema importância estarmos aqui hoje reunidos em prol da pauta da mulher e do desenvolvimento regional para este local tão importante para o planejamento e crescimento econômico do Estado. A retomada do Governo Presente é a demonstração clara do compromisso do nosso governo com o diálogo e a transparência. A população do Médio Paraíba merece ser ouvida - enfatizou Thiago Pampolha.
Na primeira agenda, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, promoveu o Seminário de Desenvolvimento Regional, que debateu temas fundamentais para o crescimento do estado e para o desenvolvimento regional do Médio Paraíba, como os incentivos fiscais, a Lei do Aço e o Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários. Logo após os painéis, houve uma rodada de conversas em que 20 empresas participaram.
- O Governo do Rio está investindo na revitalização e criação de condomínios industriais como parte de uma política pública de desenvolvimento econômico. A ideia é garantir o crescimento do estado a partir do interior. Por isso, em reunião com a Codin (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro) foi aprovada a viabilização de um terreno para implantação do Condomínio Industrial de Volta Redonda. Além desse, serão implantados junto à Codin mais quatro nas cidades de Petrópolis, Carapebus e Resende. Uma das prioridades da gestão do governador Cláudio Castro é industrializar ainda mais o Rio, potencializando as vocações regionais, para gerar mais emprego e renda – explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah.
Também estiveram presentes no evento o secretário da Fazenda, Leonardo Lobo; a secretária de Trabalho, Kelly Mattos; a secretária da Mulher, Heloisa Aguiar; o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca; o secretário de Governo, Bernardo Rossi; o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade; o superintendente de Planejamento Territorial, Marcos Dominguez; o superintendente de Incentivos Fiscais da Codin, Alexandre Esteves; e o diretor jurídico da Firjan, Rodrigo Barreto.
Selo Empresa Amiga da Mulher
Criado por meio da Lei nº 9173, o selo será conferido anualmente às empresas que, comprovadamente, contribuírem com ações e projetos de promoção e defesa dos direitos da mulher no Estado do Rio de Janeiro. O Selo Empresa Amiga da Mulher é um reconhecimento do Governo do Estado às empresas que contribuem para a qualificação profissional, a inclusão, o bem-estar e o desenvolvimento da mulher no mercado de trabalho e na sociedade. Para receberem o selo, as empresas devem divulgar, interna e externamente, ações afirmativas e informativas sobre temas voltados aos direitos da mulher, principalmente sobre a Lei Maria da Penha, e demais dispositivos legais que tratem do enfrentamento à violência contra a mulher.
- Vários aspectos serão observados, incluindo o ambiente de trabalho da empresa, que deve prezar pela saúde, integridade física, emocional e pela dignidade da mulher. Nesse sentido, também é preciso avaliar questões como a acessibilidade e condições adequadas de trabalho para as mulheres com deficiência – disse a secretária da Mulher, Heloisa Aguiar.
Convênio vai estimular setor metalmecânico
O Convênio de Cooperação Técnica assinado entre o Estado e a Aproaço vai fomentar o crescimento do setor metalmecânico, fornecendo apoio técnico para garantir investimentos nas atividades relacionadas. Além disso, vai promover a união das partes interessadas com as demais entidades do setor.
Logo após à visita à Cidade do Aço, a programação do Governo Presente segue para o município de Porto Real e Redende. Nesta quinta-feira (05/10), a programação inicia com o Fórum de Prefeitos no município de Resende. Até sexta-feira, o Governo Presente vai passar também por Barra Mansa, Piraí e Valença.
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário