Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, estão disponibilizando teste rápido de gravidez.
Mulheres interessadas podem procurar a unidade mais próxima de casa. Os atendimentos ocorrem sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
A Secretaria Municipal de Saúde vem oferecendo, desde o ano passado, uma série de serviços oriundos do processo de descentralização da marcações e agendamentos de exames, como no caso dos testes.
A partir do exame, em caso de resultado positivo, a Secretaria orienta que as pacientes iniciem o pré-natal já nos primeiros meses para ter uma gravidez segura.
Gravidez silenciosa existe?
A chamada gravidez silenciosa é uma condição rara, mas existe. Ela ocorre quando a mulher não apresenta os sinais comuns de uma gestação, como por exemplo, atraso menstrual, enjôos matinais, alterações nos seios e ganho de peso.
“A paciente até sente alguma coisa, mas não associa à gravidez”, foi o que explicou a médica ginecologista e obstetra, Daniela Azevedo, em entrevista ao g1 Goiás, em julho deste ano, quando uma mulher, que estava grávida e não sabia, deu à luz gêmeas, em Inhumas, na Região Metropolitana de Goiânia.
“É raríssimo acontecer e quando acontece, as pessoas pensam que a paciente está fingindo que não sabia da gravidez. Mas não é isso, a mulher realmente não sabia”, disse a médica.
Em junho deste ano, em São José dos Campos, no interior de São Paulo, uma mulher, que também não sabia que estava grávida, deu entrara no hospital com suspeita de pneumonia e acabou tendo a revelação. O bebê nasceu no dia seguinte.
Fábia Vilarino, ginecologista especialista em reprodução humana e professora da Faculdade de Medicina São Camilo, explica que "muitas pessoas usam o nome gravidez silenciosa, mas ela não necessariamente é silenciosa, o que acontece é que a paciente que fica grávida, ela não percebe as alterações por uma série de fatores".
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário