A emoção marcou a entrega do 1º Prêmio Dandara e Zumbi dos Palmares, nesta sexta-feira, 24, no Centro Cultural Narcisa Amália, em São João da Barra. Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do Departamento de Igualdade Racial, a premiação lembra a luta pelo fim do preconceito racial e os principais homenageados foram Eliete de Abreu Neves, ex-merendeira do Colégio Estadual Alberto Torres, que recebeu o prêmio Dandara, e Ernani Germano, ex-atleta profissional de futebol, com Prêmio Zumbi dos Palmares. Também houve a entrega de placas para personalidades negras do município.
O evento contou com a participação da professora de História Analice Ribeiro, que falou sobre o conceito de Quilombo e a luta de Dandara e Zumbi para a sobrevivência do seu povo, do grupo teatral Kimera com a representação das estátuas vivas dos dois personagens históricos e de uma apresentação de dança com alunos do Colégio Estadual Dr. Newton Alves.
“Fiquei muito feliz em ser reconhecida pela minha trajetória e luta por uma vida mais digna e desejo que todos nós sejamos reconhecidos como uma só raça, pois todos somos iguais”, pontuou Eliete Neves.
A coordenadora de Igualdade racial, Cristiane Riscado, falou sobre a importância de homenagear a história dos negros que vivem no município. “Essa homenagem é para lembrar que nossa luta pelo fim do preconceito é contínua e que temos exemplos de pessoas que atuam de diversas formas nas suas comunidades, mostrando que o negro pode e deve ocupar todos os espaços que ele almejar, sem medo e com dignidade. É por isso que trabalhamos diariamente na nossa secretaria”, destacou.
São João da Barra integra desde 2022 o Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial. A iniciativa, que engloba 24 cidades do estado, visa potencializar o desenvolvimento regional a partir das políticas de igualdade racial.
A solenidade contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Sharlene Barbosa, do chefe de Gabinete, Alexandre Magno Estefan, do subsecretário de Educação, Cláudio Andrade, da coordenadora de Igualdade Racial, Cristiane Riscado e do coordenador do departamento de Juventude Diogo Pessanha.
Homenageados
- Sueli da Silva
- Mônica Cordeiro Lisboa
- Denise Rodrigues Cândido
- Creuza Maria Gomes Nogueira
- Janaína Neto
- Rosilma Marques Nogueira
- Eliza Luiza de Jesus Bartolomeu
- Rita de Cássia Rocha Gesteira
- Rosângela Gomes Paulo
- Teresinha Lúcia de Oliveira Neves
- Jonas Alves Figueiredo
- Ademir Viveiro de Vasconcelos
- Uanderson Mendes Barbosa
- Josias Vieira
- Degilson Gomes Vieira
- Gil Carlos da Conceição
- Elielson Rodrigues da Rocha
- Leandro Alves da Silva
Prefeitura Municipal de São João da Barra
Nenhum comentário:
Postar um comentário