São Francisco de Itabapoana (SFI) recebeu na terça-feira (19) 10 mil mudas de quatro espécies diferentes de maracujá, certificadas e produzidas em Brasília pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O recebimento marca o início da parceria entre prefeitura e Governo do Estado para retomar a cultura da fruta no município.
O vice-prefeito Raliston Souza acompanhou a chegada das mudas junto com o secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto, o subsecretário da pasta, Daniel Abílio, além do subsecretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Felipe Brasil, do presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio), Paulo Renato Marques, e do assessor chefe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Luiz Mário Concebida.
As mudas, adquiridas pela Pesagro-Rio, são das seguintes variedades: BRS Gigante Amarelo (3.000), BRS Sol do Cerrado (5.500), BRS Rubi do Cerrado (1.000) e BRS Pérola do Cerrado (500).
Para Enaldo, este é um momento histórico para SFI, que poderá reviver os anos 80, período em que foi o maior produtor de maracujá do Estado e um dos maiores do Brasil.
— Estamos realizando o cadastramento dos produtores interessados. Até agora, já chegamos a 50. A partir da assistência da engenheira agrônoma Fernanda Gregolin, contratada pelo convênio com a Pesagro-Rio, estamos trabalhando na adaptação das mudas e orientando os produtores sobre o preparo da terra, que precisa estar pronta para receber a doação — explicou.
O vice-prefeito considera que, por meio deste projeto, “vamos fortalecer ainda mais nosso agronegócio, que já é pujante e responsável por abastecer várias partes do país”.
— Em nome da prefeita Francimara Barbosa Lemos, agradeço o olhar e o trabalho sério do Governo do Estado para com nossa agricultura e todo o interior fluminense. Junto com as ações desenvolvidas pela prefeitura, como a manutenção de estradas de escoamento da produção e os Espaços do Produtor, que oferecem diversos suportes, temos contribuído fortemente com este setor tão importante — pontuou Raliston, destacando os benefícios econômicos, como geração de emprego e renda.
Paralelamente, o subsecretário de Estado de Agricultura observou que o resgate da cultura do maracujá trará ainda mais visibilidade para SFI, que já conta com cerca de três mil produtores rurais.
— O produtor é o nosso objetivo final e, desta forma, é o que nos une e tem que ser privilegiado sempre. Estaremos sempre prontos para dar apoio e subsídio necessários — afirmou Felipe Brasil.
Segundo o presidente da Pesagro-Rio, a parceria “cumpre a missão” da entidade e possibilitará que o município seja um polo da difusão da agricultura do Estado. “Vamos dar vigor à cultura do maracujá. Nossa equipe técnica do órgão está à disposição”, garantiu Paulo Renato, que estava acompanhado do diretor-técnico do órgão, Silvio Galvão.
No decorrer do evento, a chefe do Bagalô de Maria, Silvana Menezes, apresentou produtos elaborados com base no maracujá, como farofa, geleia e maionese. Ela, que é responsável pelo restaurante situado em Gargaú, afirmou está entusiasmada com a iniciativa.
Entrega de título
Durante a ocasião, os vereadores Alexandre Barrão e Mazinho de Caboclo entregaram a Felipe Brasil o título de cidadão são franciscano honorário.
— Estou muito feliz pelo recebimento desta homenagem. Tenham certeza que irei honra-lo cooperando com o desenvolvimento da agricultura municipal — disse.
Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana
Nenhum comentário:
Postar um comentário