A primeira fase para a realização de matrículas em escolas da rede estadual se encerra nesta quinta-feira (14). Estudantes que desejam ingressar no sistema podem realizar o processo de forma on-line. As inscrições também incluem os estudantes matriculados, mas que desejam mudar de colégio ou, ainda, que perderam a renovação.
Para realizar o cadastro, os interessados devem acessar o site do Matrícula Fácil e verificar a oferta de escolas, séries, cursos, turnos disponíveis, como e quando confirmar a matrícula. Caso o responsável ou aluno - se for maior - não tenha acesso à internet, poderá comparecer à unidade escolar para realizar a admissão.
O candidato deve escolher, pelo menos, dois colégios de sua preferência, sendo que é necessário selecionar no mínimo três e no máximo oito opções na combinação de escola, curso, série e turno. A 1ª fase da matrícula não acontece por ordem de inscrição.
Os estudantes serão alocados de acordo com os critérios do Estatuto da Criança e do Adolescente, na seguinte ordem: preferencial à pessoa com deficiência; crianças e adolescentes até 18 anos incompletos; permanência na Rede Pública de Ensino; proximidade da residência; em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo.
As vagas são ofertadas em mais de 1,2 mil unidades com oportunidades, também, para Escolas de Novas Tecnologias (E-Tecs), Interculturais, Cívico-militares e de Itinerários de Formação Técnica e Profissional, entre outras opções. Até o momento, mais de 140 mil inscrições foram realizadas.
O resultado será divulgado no site Matrícula Fácil no dia 29 de dezembro. O responsável - ou o aluno maior de 18 anos – deverá comparecer à escola, de 16 a 19 de janeiro de 2024. A ficha de conclusão da inscrição informará a documentação necessária a ser apresentada no momento da confirmação de matrícula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário