Em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Secretaria Municipal de Saúde de Porciúncula realizou um grande evento na Praça Antônio Amado, Centro de Porciúncula, na última sexta-feira (1º).
Materiais informativos e medidas de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis foram disponibilizados ao público, incluindo preservativos, gel lubrificante e testes para HIV, Hepatites Virais e Sífilis.
Durante o evento, foram fornecidas informações sobre profilaxias pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP). A PrEP consiste no uso diário de um antirretroviral por pessoas não infectadas com o HIV, enquanto a PEP é uma medida preventiva de urgência para bloquear a infecção por HIV em até 72 horas após a exposição.
A Coordenadora do Centro Municipal de Infectologia, Bruna Monteiro, ressaltou a importância da prevenção combinada para diagnosticar a infecção antes dos primeiros sintomas do HIV. Ela enfatizou a necessidade de testes regulares, mesmo em relacionamentos de longa data, devido à progressão lenta do vírus.
O secretário Municipal de Saúde, Higino Lira, destacou os avanços na redução da carga viral, com 90% dos pacientes vivendo com carga viral indetectável devido ao uso de antirretrovirais. Ele enfatizou a importância da prevenção, teste e tratamento, destacando que a conscientização é crucial para evitar a disseminação da doença.
A rede municipal de saúde adota a prevenção combinada para enfrentar os desafios impostos pelo HIV, incorporando diferentes métodos e ações, como testagem, prevenção da transmissão vertical, tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, imunização para hepatites A e B, redução de danos para usuários de substâncias, PrEP, PEP, tratamento para pessoas vivendo com HIV, e distribuição gratuita de preservativos masculinos e femininos. Esses métodos estão disponíveis nas unidades de Atenção Primária, Unidade Mista de Saúde Dr. Antônio Monteiro e no Centro Municipal de Infectologia.
Prefeitura Municipal de Porciúncula
Nenhum comentário:
Postar um comentário