Há cerca de duas semanas, foi publicado o certame de licitação convocando especialistas para elaborar um estudo de contenção da erosão costeira. Carla Caputi ressaltou a importância desse assunto, que ao longo de 60 anos vem se agravando, e a população precisa estar informada sobre as ações tomadas para lidar com o problema.
Em seu pronunciamento, a Prefeita sanjoanense disse que a prefeitura possui três estudos, datados de mais de 10 anos, que contam com a participação do Ministério Público Federal e outros órgãos responsáveis. Ela ressaltou que a situação não afeta apenas o município, pois as terras e as águas são da União e da Marinha, impactando também outros municípios. Portanto, é fundamental buscar soluções em conjunto com as autoridades responsáveis, respeitando as leis e os regulamentos.
Diante da necessidade de atualização dos estudos, a prefeitura está contratando um novo estudo, atualizado, envolvendo especialistas para lidar com o avanço do mar. A Prefeita enfatizou a importância de não apenas encontrar soluções, mas também desenvolver projetos adequados, já que os estudos anteriores foram descartados devido a desatualizações e falta de garantias. "Esses estudos são estudos muito antigos e muitas coisas aconteceram, o nível da água, a erosão do Rio Paraíba do Sul, a erosão, a perda da vazão do Rio Paraíba do Sul (...) enfim (...) A gente está agora, novamente, contratando estudo atualizado (...) você imagina, mais de 10 anos (...) a gente precisa atualizar. E é isso que a gente está fazendo", disse.
A boa notícia, portanto, é que a ordem de serviço para elaborar o edital já está prevista para acontecer, seguindo todos os procedimentos legais. "A prefeitura está comprometida em lidar de forma eficaz e sustentável com o problema da erosão costeira em Atafona e no Açu, envolvendo os órgãos competentes para quantificar valores, obter licenças e realizar todas as ações necessárias", disse Carla Caputi, acrescentando que "este é um esforço conjunto. Estamos trabalhando para depois, lado a lado com o Governo do Estado e o Governo Federal, garantir que este novo estudo seja a chave para uma solução duradoura e eficiente para a erosão em Atafona e no Açu", finalizou.
Portal OZK
Nenhum comentário:
Postar um comentário