Carnaval: municípios se capacitam para aplicação do protocolo “Ouviu um Não? Respeite a Decisão” - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

02/02/2024

Carnaval: municípios se capacitam para aplicação do protocolo “Ouviu um Não? Respeite a Decisão”

 

Nos preparativos para um Carnaval mais seguro para as mulheres, a Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ) iniciou esta semana cursos para adesão à campanha “Ouviu um NÃO? Respeite a decisão!” para representantes de 23 municípios fluminenses. Desses, 13 também serão capacitados para aplicar o protocolo nos eventos de carnaval. Policiais das 14 Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAMs) do Rio de Janeiro também receberão as orientações. A ideia é deixar as cidades preparadas para promover a folia num clima de prevenção e combate ao assédio.


“Lançamos a campanha “Ouviu um NÃO? Respeite a decisão” no carnaval do ano passado. Ela se transformou em um programa de governo e deu origem a um protocolo, com orientações e treinamentos, com o objetivo de garantir mais segurança às mulheres em grandes eventos.


Essa parceria com os municípios é fundamental para levarmos mais segurança e garantirmos cada vez mais um atendimento qualificado para as mulheres em nosso estado”, disse a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.


Nos encontros, feitos no formato on-line, equipes da Superintendência de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da SEM-RJ explicam o objetivo da campanha deste carnaval, que visa tornar mais seguro para as mulheres os ambientes de shows, blocos de Carnaval e grandes festas, e tiram dúvidas sobre o projeto. Para os municípios que vão aplicar o protocolo de atuação, todo passo a passo e orientações são informados, inclusive sobre como deve ser o atendimento a possíveis vítimas de assédio e outros tipos de violências.


“Cerca de 200 pessoas serão capacitadas até o início do Carnaval. Todos vão receber um certificado e um link para baixar uma cartilha com orientações práticas”, explica a Superintendente de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Giulia Luz.


“O protocolo traz orientações com objetivo de garantir mais segurança às mulheres, para que elas possam se divertir sem serem importunadas ou agredidas. Ele deve ser aplicado em situações de violências contra as mulheres, associadas a crimes sexuais ou violência doméstica e familiar, ocorridas em ambientes de lazer, como bares, restaurantes, casas de show e locais nos quais são realizados grandes eventos. É a Secretaria da Mulher atuando na prevenção e no enfrentamento às violências contra as mulheres, fazendo chegar esta mensagem em todos os espaços”, explica Giulia Luz.


Protocolo traz orientações

O protocolo “Ouviu um NÃO? Respeite a decisão“ inclui uma série de recomendações, como o uso de iluminação adequada em estacionamentos e banheiros, a divulgação de canais de ajuda para mulheres em emergência, e orientações de como os seguranças devem abordar e agir em casos de agressões e importunações. O protocolo também recomenda apresentar à vítima o App Rede Mulher. No aplicativo, a mulher pode acionar o botão de emergência diretamente com o 190, fazer um registro de ocorrência on-line, se informar como solicitar medida protetiva, consultar a lista de centros de atendimento à mulher e registrar até três pessoas que são alertadas em situação de emergência.


Para Ana Luiza Franco, coordenadora do Programa Mulher + Segura, a capacitação dos municípios foi importante para sanar dúvidas.


“Foi crucial para a adoção e execução eficaz do protocolo. E foi gratificante estar com profissionais de todo o estado, empenhados em investir na capacitação e na disseminação do protocolo “Ouviu um NÃO? Respeite a decisão”. Assim, estaremos não apenas prevenindo, mas também criando uma resposta sólida e proativa para enfrentar o assédio, promovendo um Carnaval mais seguro, respeitoso e verdadeiramente festivo para todos”, disse.



Terceira Via

Nenhum comentário:

Postar um comentário