A população de Itaocara, no Noroeste Fluminense, pode participar ativamente da Elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O convite foi feito pela Prefeitura.
Uma oficina pública será realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente no dia 28 de fevereiro, no auditório da Prefeitura.
"Esta é uma oportunidade valiosa para que todos os cidadãos participem ativamente na construção de estratégias eficazes para o manejo responsável dos resíduos sólidos em nosso município", divulgou a Prefeitura em suas redes sociais.
Os moradores podem contribuir levando ideias e preocupações envolvendo o manejo do lixo, desde a coleta até a destinação final.
O município explica que as medidas apresentadas podem ser "essenciais para o desenvolvimento de um plano abrangente e sustentável".
"Contamos com a sua presença e engajamento neste importante evento", disse o poder público.
Serviço
- Data: 28 de fevereiro de 2024
- Horário: 18:30h.
- Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Itaocara.
Metas nacionais
Apenas em 14 abril de 2022, o Brasil passou a contar com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União. A lei é de 2010, mas a regulamentação demorou 12 anos.
A meta para este ano, 2024, é que não haja mais nenhum lixão no país e que 13,8% de todo o lixo produzido sejam reciclados. O documento reforça a importância dos catadores e estabelece que as prefeituras terão que remunerar esses trabalhadores e as cooperativas, como prestadores de serviço.
E a meta global para o Brasil é que, em 2040, 48% de todos os resíduos sejam reciclados ou passem por tratamentos que permitam que sejam usados até como recursos energéticos, gerando energia térmica ou gás.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário