Prefeitos e prefeitas dos municípios consorciados do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) participaram de uma visita técnica ao Porto do Açu, nesta terça-feira (6). O empreendimento é o segundo em movimentação de carga do país e a principal fonte de desenvolvimento econômico privado do Norte Fluminense.
A comitiva contou com a participação da presidente do Cidennf e prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco; da prefeita de Cardoso Moreira, Geane Vincler; da prefeita de São João da Barra, Carla Caputi; do prefeito de Itaocara, Heriberto Pereira; do prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, Paulo Sérgio Cirillo; além de representantes dos demais municípios.
"Essa visita é um marco para fortalecer os laços entre os municípios consorciados e um reconhecimento da importância estratégica do Porto do Açu. Estamos confiantes de que essa experiência contribuirá para o desenvolvimento regional”, disse Fátima Pacheco, presidente do Cidennf e prefeita de Quissamã.
Durante a visita, os prefeitos e prefeitas puderam conhecer o complexo portuário por meio de um tour guiado, explorando os projetos em andamento e compreendendo a relevância do Porto do Açu para a economia regional e nacional.
Vinicius Viana, secretário executivo do Cidennf, destacou a importância dessa iniciativa. "Articular essa visita foi uma forma de proporcionar aos gestores municipais uma visão abrangente do potencial do Porto do Açu. É um ponto estratégico que, além de ser o segundo maior em movimentação de carga no país, representa uma oportunidade valiosa para os municípios consorciados”, disse Vinicius Viana.
“O Cidennf tem uma missão importante, que é engajar diferentes atores e colocar município, estado e união alinhados para o desenvolvimento regional. Vamos continuar atuando em parceria para que esses ambientes de diálogos aconteçam e possibilitem novas oportunidades de negócio e crescimento”, contou Vinicius Patel, diretor de Administração Portuária do Porto do Açu.
Comitiva de Goiás participa de visita
Nesta terça-feira, a comitiva da ADIAL, liderada por Edwal Portilho, presidente executivo, acompanhado por empresários de Goiás, foi recebida no Porto do Açu, em uma visita articulada pelo Cidennf. Os representantes do complexo porto-indústria apresentaram à comitiva a infraestrutura do Açu e destacaram sua importância como solução logística para as exportações de Goiás, com foco nos setores de grãos, minérios, pecuária e etc.
Atualmente, o Porto já movimenta matérias-primas produzidas em Goiás, como milho, soja e concentrado de cobre, e a intenção é fortalecer essa parceria, oferecendo novas rotas para escoar a produção do Estado.
Cidennf
Nenhum comentário:
Postar um comentário