Além disso, o órgão instaurou um ato sancionatório contra a Light em razão de problemas frequentes na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio.
De acordo com o órgão, queixas sobre quedas de energia elétrica, oscilações na rede elétrica, queima de eletrodomésticos e demora excessiva no restabelecimento do serviço foram algumas das causas que levaram à aplicação de multa à Enel e à instauração do procedimento contra a Light.
Segundo Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ, somente neste ano, foram registradas 275 queixas contra a Light.
“Quando o bairro da Ilha do Governador foi atingido pela falta de luz e a demora excessiva no retorno, fizemos uma força tarefa no bairro e conseguimos ajudar os moradores de uma forma mais rápida, no entanto, os problemas continuaram e, por isso, instauramos ato sancionatório em face da empresa, que poderá ser multada em mais de R$ 13 milhões”, completou.
No caso da Enel, a concessionária ainda terá 15 dias para recorrer da multa, após receber a notificação. A resposta será analisada pelos especialistas do Procon-RJ. Caso estes entendam que as explicações não foram suficientes, a companhia terá que pagar a multa.
Quem quiser fazer denúncia ou registrar queixa contra empresas pode acessar o site www.procon.rj.gov.br.
Em nota, a Enel informou que não foi notificada da decisão.
“A empresa reforça que mantém uma relação de transparência com seus clientes e com todos os seus públicos e está fortemente comprometida em oferecer um serviço cada vez melhor à população”, diz o comunicado.
O Diário do Noroeste
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