O II Fórum Norte Fluminense, com o tema “Cooperação Intermunicipal e Capacidades Estatais: desafios e possibilidades para ações comuns”, foi realizado nesta terça-feira (11), no Centro Universitário de Macaé. O evento contou com a participação do secretário executivo do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), Vinicius Viana, que contribuiu para o diálogo sobre os desafios enfrentados pelos municípios da região durante a mesa intitulada 'Desafios e Estratégias de Cooperação Federativa Horizontal nos Municípios do Norte Fluminense'.
Durante o evento, os participantes dialogaram sobre iniciativas para promover o desenvolvimento regional por meio de projetos colaborativos. Vinícius Viana, em sua fala, apresentou as ações do Cidennf na região e compartilhou novas perspectivas para os municípios consorciados, abordando a importância da cooperação federativa horizontal como catalisadora do progresso e da integração regional.
— É fundamental reconhecermos os desafios e buscarmos soluções colaborativas para enfrentá-los. O compromisso do Cidennf é auxiliar para o avanço do desenvolvimento das cidades que integram nosso consórcio, por meio de parcerias estratégicas. Agradeço pelo espaço concedido para participar desta mesa, contribuindo para estas importantes discussões sobre o desenvolvimento regional — destacou Vinicius Viana.
Além do secretário executivo do Cidennf, participaram da mesa Alexsandro Ferreira Cardoso da Silva, representante do Núcleo Norte Fluminense da UFRN, Marcelo Neves, Secretário Executivo da Ompetro, e Guilherme Reche, do Programa Lider, e o Coordenador Felipe Quintanilha (Núcleo Norte Fluminense).
O Fórum
Com o tema “Cooperação Intermunicipal e Capacidades Estatais: desafios e possibilidades para ações comuns”, o evento é uma organização do Núcleo Norte Fluminense do INCT Observatório das Metrópoles como parte do projeto FAPERJ “Como se governam as cidades? Os desafios institucionais para o desenvolvimento urbano do estado do Rio de Janeiro”, com apoio da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior e Prefeitura de Macaé.
O Fórum visa abordar questões críticas relacionadas ao crescimento urbano e seu impacto social na região, além de explorar possibilidades e desafios para a cooperação entre os municípios do Norte Fluminense. Além disso, o fórum abordará a importância de criar estruturas de incentivos que minimizem problemas de coordenação e distribuição de recursos. Na região do Norte Fluminense, a exploração petrolífera na Bacia de Campos, que historicamente representou uma parte significativa da produção nacional, adiciona complexidade a esses desafios.
Cidennf
Nenhum comentário:
Postar um comentário