Campos-RJ: TCE-RJ manda Wladimir Garotinho explicar prorrogação de contrato com Águas do Paraíba - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

29/04/2024

Campos-RJ: TCE-RJ manda Wladimir Garotinho explicar prorrogação de contrato com Águas do Paraíba


O conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ), Marcelo Verdini Maia, determinou o encaminhamento de oitiva ao prefeito de Campos dos Goytacazes (RJ), Wladimir Garotinho (PP), para que se pronuncie no prazo de 15 dias sobre a denúncia de prorrogação ilegal de contrato da concessionária Águas do Paraíba com o município, por mais 29 anos, sem concorrência pública.


A deliberação se deu com base em denúncia da psicóloga Dra Karoline Barbosa, que apontou ilegalidades na prorrogação de contrato por meio de aditivos, em afronta à Constituição Federal e a todas as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema.


No despacho, o conselheiro pede que o prefeito “se manifeste quanto aos aspectos denunciados, desde logo, oportunizando o envio de todos os elementos necessários à adequação dos procedimentos administrativos ao regramento atinente à matéria”.


“O prefeito desta cidade tem muito que explicar sobre esses aditivos escandalosos e a omissão escancarada diante desta empresa que esculacha a população cobrando a tarifa de água e esgoto mais cara do Brasil. É muito amor envolvido entre Águas do Paraíba e seus parceiros”, destacou Dra Karoline, ao comentar o despacho.


Na mesma deliberação do TCE-RJ, o prefeito é instado a informar “se já existe ação judicial em curso questionando a legalidade do contrato administrativo e das respectivas prorrogações de prazo de vigência da concessão dos serviços de água e esgotamento sanitários prestados por Águas do Paraíba S.A.”


Entenda o caso

Águas do Paraíba é a concessionária de saneamento que integra o Consórcio Águas do Brasil, explorando os serviços de tratamento de água e esgoto no município de Campos dos Goytacazes desde 1996.


De acordo com o contrato entre a empresa e o município, a vigência termina em 2026, mas os prefeitos em diferentes gestões prorrogaram o contrato, por meio de três aditivos e por mais 29 anos, sem realizar concorrência pública.


Os moradores de Campos dos Goytacazes pagam a tarifa de água e esgoto mais cara do Brasil. A cidade, no entanto, tem uma qualidade de água duvidosa, alvo de vários questionamentos por parte de especialistas, e não dispõe de tratamento de esgoto. Os dejetos que são coletados são triturados e jogados in natura em rios e lagos. O crime ambiental é objeto de Ação Popular na 1ª Vara Cível de Campos, também proposta por Dra Karoline.



O Rebate

Nenhum comentário:

Postar um comentário