Carvoaria que operava em desacordo com algumas licenças ambientais é fiscalizada em Laje do Muriaé - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

09/04/2024

Carvoaria que operava em desacordo com algumas licenças ambientais é fiscalizada em Laje do Muriaé

Policiais militares do Comando de Polícia Ambiental identificaram no sábado (06) uma carvoaria funcionando na zona rural do município de Laje do Muriaé. Durante a ação, foram encontrados 130 sacos de carvão vegetal, contendo 50 quilos em cada, totalizando mais de seis toneladas de carvão. Os agentes chegaram ao local a partir de uma denúncia recebida pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente.


Munidos com as informações, agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano procederam ao bairro Areia Branca, na zona rural, onde constataram a existência de três fornos em atividade, transformando madeira em carvão.


Ainda de acordo com a 3ª UPAm, foram encontrados 30 metros cúbicos de lenha, aparentemente de madeira nativa, além de diversos sacos contendo 50 quilos de carvão em cada um, mas durante as diligências, não foram encontradas pessoas trabalhando no local, tampouco placas indicativas contendo informações de licenciamento, apenas dois caminhões parados.


Enquanto fiscalizavam todo o terreno, compareceu ao local uma pessoa que se apresentou como mãe da proprietária, informando se tratar de uma empresa da fabricação de carvão. Neste momento, foi apresentada uma licença ambiental unificada com validade até agosto de 2031 e um certificado ambiental com validade indeterminada. Após verificação dos documentos, os policiais informaram a mesma que os fornos instalados e em funcionamento estavam em desacordo com algumas condicionantes, uma vez que foram construídos em argila, além de estarem emitindo fumaça sem nenhuma forma de controle.


Também não foram apresentadas as documentações referentes a origem da lenha usada para fabricação do carvão.  Diante dos fatos, os policiais procederam à 137ª DP, para a confecção do registro de ocorrência, sendo solicitada perícia para o local.


A população de todo o Estado do Rio pode denunciar crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, do Disque Denúncia através do telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177,- ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”.

 


O Diário do Noroeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário