Um dos principais objetivos do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) é incentivar o turismo sustentável e o desenvolvimento regional. Com isso, o Cidennf se uniu ao Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) para obter sinalização para o Projeto Geoparque Costões e Lagunas, a fim de facilitar o acesso aos pontos de interesse e contribuir para a candidatura à chancela da Unesco para reconhecimento internacional.
A instalação das placas foi iniciada nesta segunda-feira nos municípios de Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana, continuando nesta terça-feira em Quissamã, Carapebus e Macaé que receberam painéis de sinalização. O projeto abrange municípios fluminenses, desde Maricá até São Francisco de Itabapoana, que possuem um rico patrimônio natural e cultural.
O secretário executivo do Cidennf, Vinicius Viana, ressalta que a instalação das placas é apenas o começo de um esforço contínuo para transformar a região em um destino turístico sustentável de renome internacional, garantindo a preservação do patrimônio natural e cultural para as futuras gerações.
— Esse é um passo significativo para promover o turismo, a educação e a geoconservação na nossa região. O Cidennf está dedicado em colaborar para que o Geoparque obtenha a chancela da UNESCO, o que certamente trará grandes benefícios para o desenvolvimento dos municípios da região. Quero agradecer mais uma vez ao DER-RJ por sua parceria essencial na obtenção dessas placas, que são fundamentais para a promoção do Geoparque Costões e Lagunas”, destacou Vinicius.
Geoparque Costões e Lagunas
O projeto Geoparque Costões e Lagunas foi lançado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e abrange áreas em 16 cidades do litoral norte e leste do estado do Rio de Janeiro. Sob a coordenação científica da professora da UENF, Maria da Glória Alves, e com a coordenação geral da doutora em Geologia pela UERJ, Kátia Leite Mansur, o projeto busca promover a conservação do território, valorizar as tradições locais e fomentar o turismo sustentável. Este esforço se alinha com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) a serem atingidos até 2030.
Nenhum comentário:
Postar um comentário