No início deste ano, a outorga do aeroporto foi transferida para a Infraero. Desde então, o órgão realizou uma série de intervenções, incluindo cadastramentos, topografia e geotecnia, para planejar e desenvolver projetos que vão garantir a operação de aeronaves de pequeno e médio porte, como a de modelo ATR 72. Localizado a aproximadamente cerca de 3 km do centro da cidade, o sítio aeroportuário possui uma pista de pouso e decolagens de 1.200 metros de comprimento e 28 metros de largura.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reforça que a pasta tem garantido recursos para modernizar os terminais regionais com foco na ampliação dos serviços e em atender os passageiros do transporte aéreo. “Temos aplicado cada mais investimentos para que possamos ampliar nossa malha aérea e permitir que o turista possa conhecer as belezas do nosso país”, ressaltou.
Rogério Barzellay, presidente da Infraero reforçou que esse investimento vai facilitar o desenvolvimento e a geração de empregos na região de Itaperuna. “Estamos, por meio do ministro de Portos e Aeroportos, cumprindo o compromisso de garantir que esse aeroporto seja totalmente requalificado a fim de que ele esteja totalmente homologado pelos órgãos de controle”, afirmou.
Obras em execução
Desde abril de 2024, estão em andamento as obras de construção do muro patrimonial e da via de inspeção do sítio aeroportuário, com conclusões previstas para novembro de 2024. Com o aporte de R$ 20 milhões, serão iniciadas, no segundo semestre deste ano, quatro obras fundamentais de infraestrutura, com previsão de conclusão ainda este ano:
- Instalação do PAPI (Precision Approach Path Indicator) em ambas as cabeceiras, com conclusão prevista para dezembro de 2024;
- Reforço e Recuperação do Pátio de Aeronaves, com conclusão prevista para outubro de 2024; e
- Reforço e Recuperação da Pista de Taxiamento de Aeronaves e de parte da Pista de Pouso, para melhorar a infraestrutura do aeroporto.
Também no final de junho, será publicado o edital para licitação de um conjunto de obras que mudarão significativamente a infraestrutura do aeroporto, com conclusão prevista para o final de 2025. São elas:
- Construção do Novo Terminal de Passageiros;
- Construção de Estacionamento de Veículos e Via de Acesso;
- Construção de Central de Resíduos Sólidos;
- Construção da Subestação de Energia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário