Festival Sesc de Inverno: Final de semana movimentado em Raposo com vários shows - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

26/07/2024

Festival Sesc de Inverno: Final de semana movimentado em Raposo com vários shows

Final de semana recheado de atrações no 22º Festival Sesc de Inverno que é considerado o maior evento cultural multilinguagem do país, e está sendo realizado de 12 a 28 de julho, em 24 localidades do estado do Rio de Janeiro – a maior edição de todos os tempos.


Raposo é uma das localidades contempladas que receberá uma programação gratuita com música, teatro, dança, literatura, cinema, circo e artes visuais. O evento é realizado com o apoio das prefeituras e dos sindicatos varejistas locais.


A programação acontece no distrito de Raposo entre os dias 26 e 28 de julho. A Avenida Coronel Balbino será o palco de grandes shows – da banda Ira! (26/07, às 21h), verdadeiros operários do rock, da música e da cultura pop brasileira, onde a vibração e a emoção afloram em seus espetáculos; do grupo Detonautas (27/07, às 21h), uma das maiores representantes do rock nacional, com 21 anos de carreira, que apresentará o show “Elétrico”, onde apresenta grandes sucessos como “Outro lugar”, “Você me faz tão bem”, “Olhos certos” e “Quando o sol se for”; e do cantor Toni Garrido (28/07, às 20h, classificação livre), que apresenta o projeto “Baile Free”, que marca sua estreia solo e promove um bailão no qual o artista toca black music, house e música eletrônica, em um show para que todos pensem e repensem seu posicionamento em relação a vida e liberdade. Antes de cada show, quem comanda a festa é o DJ Romualdo Braga, às 20h.


Já a Praça Orlando Tavares concentrará as demais atividades da programação. No local, o público poderá assistir, às 15h, aos espetáculos circenses “Andejo” (27/07), inspirado na vida nômade dos circos, faz uma alusão ao teatro mambembe ao apresentar o dia a dia de duas pessoas que vivem em um armário, as adversidades de morar em um espaço tão pequeno, as adaptações e as descobertas criativas para realizar seus afazeres e ainda fazer seus shows para o público; e “O Circo a Céu Aberto” (28/07), que resgata aos espaços públicos a atmosfera poética do encontro, do aplauso, do sorriso, do despertar para a imaginação, por meio da linguagem do palhaço, da comédia física e da arte de rua.



 E nos dias 27 e 28/07, das 14h às 18h, o espaço abrigará Ponto de Leitura e Mediação literária Combiousa, com o objetivo de incentivar o reencontro do prazer de ler, folhear um livro com a mediação de leitura e contação de histórias com música, bonecos e interação com as crianças e suas famílias. Tudo isso em um ambiente acolhedor e inspirador, com almofadas, tapetes e um acervo variado de livros para todos os gostos e idades. Além de receber as oficinas Studio Afeto – Bordados, Raízes do Brasil, Ecobag Bordada e Tinkering; e as exposições “Pajé Marinheiro”, “Roda de Invenções” e “Feiras do Brasil – Sabores Aromas da Brasilidade”. Todas as atrações têm classificação livre.


A cada edição, o Festival traz um tema para reflexão, que é encontrado na identidade visual e na programação artística. Este ano o conceito do evento celebra a multiplicidade do Brasil, representada pelo acróstico “P-L-U-R-A-L”, que busca resumir em seis outras palavras a diversidade cultural do país: P, de povos, L, de lugares, U, de união, R, de raízes, A, de artes e L, de linguagens.


O conceito é baseado em pilares como o (re)conhecimento das raízes e tradições brasileiras; a conexão das singularidades, hábitos e costumes; a construção da identidade do país; a valorização dos territórios e orgulho de pertencer; a troca de experiências e saberes; a vivência da pluralidade do Brasil em 24 localidades do estado; e, por fim, a celebração da diversidade cultural brasileira.


Esse conceito traduz a essência do festival: um evento para todos os públicos, que valoriza a diversidade cultural e a inclusão, e que está atingindo um número cada vez maior de pessoas, em diversas localidades do estado. O Festival Sesc de Inverno promove a interação entre artistas e público e a reunião de relevantes artistas da cena nacional. A curadoria busca valorizar experiências e práticas culturais atentas a essa pluralidade.


“Em toda e qualquer atividade do Sesc RJ está intrínseca a ideia de inclusão e democracia. Trabalhamos diuturnamente para dar dignidade e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio e também aos mais vulneráveis da nossa sociedade. O tema do Festival de Inverno deste ano traz essa ideia muito claramente, com um adendo: as narrativas hegemônicas precisam ser revertidas para que aqueles que historicamente tiveram papéis de coadjuvantes possam de uma vez por todas se tornarem protagonistas”, analisa Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ


Uma das novidades deste ano é a volta do projeto Boca Suja, no qual poemas de grandes nomes da poesia nacional são impressos em guardanapos e distribuídos durante a programação do Festival. Em 2024, a homenageada é a poetisa e escritora de obras infantojuvenis Roseana Murray, que recentemente se recuperou de um episódio de violência em Saquarema e está pronta para continuar presenteando os leitores com muitas histórias. “Viver é o milagre que nos guia” é uma das frases escritas pela autora em suas redes sociais.


Serviço:


22º Festival Sesc de Inverno – Raposo

De 26 a 28 de julho de 2024.

Locais: Avenida Coronel Balbino, Centro / Praça Orlando Tavares, Centro, Raposo, Distrito de Itaperuna/ RJ.



Folha de Italva

Nenhum comentário:

Postar um comentário