Pelo segundo ano consecutivo, Porciúncula celebrou a chegada da estação das flores com muita cultura, esporte e lazer.
O Festival da Primavera aconteceu de 13 a 15 de setembro, envolvendo toda a comunidade e visitantes em atividades para todo tipo de público e idade, tendo como objetivo mobilizar os participantes e criar uma cultura de preservação do meio ambiente e cuidado com a natureza, mostrando a vocação de Porciúncula a fim de elevar a autoestima da população e atrair a atenção de visitantes de outras regiões no sentido de investir, cuidar, preservar e desenvolver as potencialidades do município.
O projeto, idealizado pela empresária Luana Coutinho, visa resgatar o pioneiro trabalho de proteção ao meio ambiente iniciado por sua avó Adriana Amélia Pinto Coutinho, quando foi Secretária Municipal de Cultura, no início dos anos 1990.
A cada ano, o evento traz mais e novas atrações musicais, educacionais, sociais, esportivas e de lazer. A programação do Festival da Primavera 2024 teve início na sexta-feira (13) com belíssima apresentação de dança, trazendo escolas e grupos do município: Oficina de Balé da Promoção Social, Movimento Bless, Escola de Dança Mariana Barros e Danceforlife.
Na parte musical, teve show com Pedro Teodoro.
A programação de sábado (14) teve início às 7 horas, com saída para trilha no Pico do Pirinéu, uma agradável caminhada pela natureza, que finaliza com uma estonteante paisagem das montanhas da região. Às 8h, um Mutirão de Limpeza percorreu a ‘rota do britadouro’ realizando recolhimento de lixo e plantio de árvores durante uma caminhada mais suave para apreciação da paisagem e atenção ao lixo na via.
Às 9 horas, o torneio de escalada na Pedra Elefantina levou os inscritos à apreciação e prática esportiva num dos maiores cartões postais do município, oferecendo uma oportunidade de sentir e se emocionar ao abraçar o gigante de pedra, o segundo maior maciço de pedra do mundo, e sua natureza exuberante.
Na parte da tarde, aconteceu a Corrida Urbana, percorrendo 5 km do município, e a Corrida Kids, no centro da cidade.
No início da noite, o Desfile Ecológico levou crianças a apresentarem fantasias inspiradas na sustentabilidade e os participantes deram um show de criatividade.
Às 20 horas, fechando o dia de práticas esportivas, aconteceu uma palestra sobre os pontos de escalada em Porciúncula, destacando a qualidade das vias do município.
Para fechar com chave de ouro o dia de intensas e radicais atividades, no palco teve apresentações musicais de Mark Pinheiro, Banda Pride, Pablo Júnior e Banda e o excelente Toni Garrido, um show espetacular patrocinado pelo Sesi.
E a festa continuou no domingo (15) com a turma do pedal. Às 7 horas, teve início dois circuitos: o Pedal 360 Elefantina, para os feras, e o da Capivara, para os amadores.
Às 9 horas, um encontro de escalada reuniu os amantes da prática na Pedra do Sapo, outro local incrível com mais de dez vias de diferentes graduações e estilos, muita sombra e um visual lindo, bem pertinho do centro da cidade.
A tarde foi de música e descontração na Praça Antônio Amado. Quem garantiu o melhor do pagode na tardezinha foi o músico Pelé e às 20 horas subiu ao palco a Banda Vox.
Mais uma vez, Porciúncula conseguiu realizar um evento gratuito disponível a todas as faixas etárias, envolvendo toda a população nas zonas urbana e rural, mostrando suas belezas naturais e a necessidade urgente e essencial de preservação de cada área, de cada árvore, de todo o ar, de todo o nosso ambiente.
O conceito, resgatado por uma cidadã com o objetivo de cultivar a vocação turística baseada nas belezas naturais, foi abraçado pela administração municipal e, este ano, foi realizado pelas secretarias de Promoção Social, Turismo e Lazer, Cultura, Saúde, Meio Ambiente e Fazenda.
O Diário do Noroeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário