O curso abordou a implantação de um novo sistema de regulação que já está sendo implementado em toda a região, além de tratar do fluxo de encaminhamento dos usuários conforme as Ofertas de Consultas e Intervenções (OCI’s) nas especialidades de oftalmologia e oncologia, que integram o plano de ação regional.
Sobre o Programa
O Programa Mais Acesso a Especialistas, também chamado de Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada, é uma estratégia da Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde - PNAES e tem como objetivo ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada em Saúde - AES. O foco é tornar o acesso do paciente às consultas e aos exames especializados o mais rápido possível e com menos burocracia, a partir do encaminhamento realizado pelas equipes de Atenção Primária - eAP, por exemplo a Equipe de Saúde da Família - eSF.
Quando o paciente precisar de mais de uma consulta ou exame especializado, ele não será colocado em várias filas para atendimento. Para resolver isso, o paciente será encaminhado a um serviço de saúde que realiza todas, ou a maioria, das consultas e exames de que precisa. A secretaria de saúde deverá supervisionar esse serviço para garantir que tudo seja realizado em, no máximo 30 ou 60 dias, a depender da situação. Assim, o paciente irá para uma única fila, com agendamento específico e garantia de retorno para a eAP que acompanha o caso.
A Prefeitura reafirma seu compromisso com a valorização dos servidores e a modernização da gestão pública, investindo na formação e no desenvolvimento profissional como ferramentas estratégicas para o aprimoramento dos serviços prestados à população com o objetivo de oferecer um atendimento cada vez mais qualificado à população.
Folha de Italva
Nenhum comentário:
Postar um comentário