O município de Italva, na Região Noroeste Fluminense, será a terceira cidade a receber o Projeto Agricultura Social. A iniciativa, que acontece no dia 26 de julho, é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), com execução técnica da Pesagro-Rio e apoio da Prefeitura.
A ação propõe uma abordagem intersetorial e inovadora, com o objetivo de fortalecer comunidades rurais em situação de vulnerabilidade social, por meio de atividades práticas e integradas. Nesta primeira etapa, 14 municípios fluminenses serão contemplados.
Durante o evento, a população contará com diversos serviços oferecidos pelas secretarias envolvidas. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos prestará atendimentos médicos e odontológicos, com o apoio de unidades móveis, além de acompanhamento psicológico e nutricional. Haverá também atividades lúdicas voltadas para crianças, com foco na educação em direitos humanos, e oficinas temáticas sobre cidadania alimentar e social, empreendedorismo e direitos humanos.
Já a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento será responsável pela implantação de uma horta comunitária em sistema de cultivo protegido, com 96 metros quadrados, acompanhada por capacitação e treinamento técnico para sua gestão. A população também será beneficiada com a doação de duas mil mudas, distribuição de biofertilizantes, análise de solo e água, além de assistência técnica e jurídica especializada, conforme as demandas locais. Também estão previstas ações educativas para crianças, com foco em educação sanitária e ambiental, utilizando cartilhas, jogos e oficinas pedagógicas.
A 3ª edição do Projeto Agricultura Social em Italva será realizada na Escola Municipal São Pedro do Paraíso, no dia 26 de julho de 2025, das 9h às 14h.
JN Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário