CIDENNF assina adesão ao Programa AdaptaCidades durante lançamento do Programa Ambiente Resiliente - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

10/11/2025

CIDENNF assina adesão ao Programa AdaptaCidades durante lançamento do Programa Ambiente Resiliente


O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENNF) marcou presença no lançamento do Programa Ambiente Resiliente, promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), nesta quarta-feira (6), no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença do governador Cláudio Castro, do Secretário Estadual do Ambiente, Bernardo Rossi, além de diversas lideranças e gestores públicos comprometidos com o enfrentamento às mudanças climáticas.


Durante o evento, o presidente do CIDENNF e prefeito de Italva, Léo Pelanca, ao lado do secretário-executivo Vinícius Viana, assinou o termo de adesão do Consórcio ao Programa AdaptaCidades — uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com estados e municípios. No estado do Rio, o programa é coordenado junto à SEAS, através da Subsecretaria de Mudanças do Clima e Conservação da Biodiversidade.


O AdaptaCidades visa fortalecer estados e municípios na elaboração de planos locais e regionalizados de adaptação à mudança do clima, promovendo maior resiliência dos territórios frente a eventos extremos como enchentes, secas, deslizamentos e ondas de calor.


Com a adesão, o CIDENNF passa a exercer papel de articulador estratégico junto aos municípios consorciados, apoiando a estruturação do Plano Regional de Adaptação Climática do Norte e Noroeste Fluminense. A iniciativa inclui capacitação técnica, suporte metodológico e fortalecimento da governança local.


Esse movimento representa um marco para o desenvolvimento sustentável da região. O consórcio já articula parcerias importantes com entidades como CEIVAP, os Comitês de Bacia do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, Macaé e das Ostras, Rio Dois Rios, além de instituições como Sebrae e Firjan. Em etapas futuras, universidades e associações também serão incorporadas ao processo.


A construção do plano permitirá a captação de recursos, implementação de projetos inovadores e posicionará a região como protagonista nas agendas de sustentabilidade, resiliência e desenvolvimento regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário